João Pessoa 27.13 nuvens dispersas Recife 27.02 céu limpo Natal 25.12 nuvens dispersas Maceió 27.69 céu limpo Salvador 26.98 céu limpo Fortaleza 28.07 nuvens dispersas São Luís 28.11 algumas nuvens Teresina 26.84 céu limpo Aracaju 26.97 algumas nuvens
Painel sobre indústria amazônica sustentável será destaque em evento no Nordeste
1 de outubro de 2025 / 19:05
Foto: Divulgação

A Expo Indústria Maranhão 2025 será um importante espaço para debater a política ambiental na Amazônia. O painel intitulado “Jornada COP+ e as 10 diretrizes para uma indústria amazônica mais sustentável” está agendado para o dia 4 de outubro, das 18h30 às 19h30, no espaço Expo Summit, localizado no Multicenter Negócios e Eventos, em Cohafuma.

Este evento multissetorial ocorrerá de 2 a 5 de outubro, promovido pelo Sistema FIEMA (que inclui CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio do Governo do Estado e do Sebrae.

No espaço Expo Summit, a programação será voltada para temas como inovação, inteligência artificial, conectividade e sustentabilidade, reunindo empresários, especialistas, investidores e estudantes. Durante o painel, Felipe Fonseca Tavares de Freitas, gerente do Observatório da Indústria do Pará, e Milton Campelo, presidente do Sindicato das Indústrias de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e Pará (Sindicanálcool), discutirão os desafios e oportunidades para tornar a indústria amazônica mais competitiva e ambientalmente responsável, em sintonia com as metas globais de sustentabilidade e as discussões da COP30, que ocorrerá em novembro em Belém (PA).

Milton Campelo enfatiza a importância do setor de biocombustíveis na economia, tanto nacional quanto internacional, ressaltando que o Brasil é um líder nesse segmento. “Precisamos mostrar ao mundo como realizamos uma produção limpa e sustentável. O Brasil é capaz de produzir alimentos, energia e contribuir para um futuro melhor”, afirmou.

A Expo Indústria Maranhão também estará conectada à COP30. No dia 3 de outubro, em Belém, um evento pré-COP reunirá líderes da bioenergia para lançar uma carta-compromisso que destacará as contribuições da indústria de etanol para a agenda climática. O evento “Etanol & Cop 30 – Liderança brasileira energética global” tem como objetivo explorar as estratégias nacionais na produção de biocombustíveis e analisar o papel do setor privado na transição energética.

Campelo acrescenta que a carta assinada em Belém será apresentada durante o painel da Expo Indústria Maranhão, destacando a eficiência e a sustentabilidade da produção de biocombustíveis no Brasil. “Enquanto o mundo discute a necessidade de descarbonização, o setor de etanol já está fazendo isso há cinco anos”, comentou.

Além do painel, o Sindicanálcool terá um estande interativo na Expo Indústria, onde os visitantes poderão simular o abastecimento de veículos e ganhar brindes especiais. O estande visa promover a importância do etanol, um combustível renovável produzido por seis agroindústrias associadas ao sindicato, que geram mais de 15 mil empregos diretos e indiretos no Maranhão e Pará. Com a expansão da produção de etanol de cana, milho e sorgo, o Maranhão recentemente passou de importador a exportador do biocombustível, solidificando sua posição estratégica no setor.

A Expo Indústria Maranhão 2025 será realizada de quinta-feira (2) a domingo (5), no Multicenter Negócios e Eventos, sob a coordenação do Sistema FIEMA e da CNI, com o apoio do Governo do Estado e do Sebrae.

Os patrocinadores do evento incluem:

  • Patrocínio Diamante: Grupo Equatorial, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, através da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Maranhão;
  • Patrocínio Ouro: Alumar, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), Prefeitura de São Luís e Vale;
  • Patrocínio Prata: Aço Verde do Brasil (AVB), Cimento Bravo, Eneva, Suzano, Inpasa, VLI, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Caixa e Apex Brasil, via Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal.

A programação do evento incluirá shows de artistas como Mauricio Manieri, Tiago Iorc e Biquini, além de palestras com renomados especialistas como Samy Dana, Ricardo Wagner e Dr. Juan Pablo Boeira. Para mais informações e inscrições gratuitas, os interessados podem acessar o site oficial da feira.