João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 31.02 algumas nuvens Natal 32.12 nuvens dispersas Maceió 32.69 algumas nuvens Salvador 29.98 algumas nuvens Fortaleza 31.07 algumas nuvens São Luís 29.11 chuva leve Teresina 32.84 nublado Aracaju 30.97 algumas nuvens
Pais reclamam da ausência de aulas para crianças em Picos após duas semanas do início do ano letivo
2 de abril de 2025 / 09:19
Foto: Divulgação

Na Comunidade Chapada do Mocambo, localizada na zona rural de Picos, a situação educacional se tornou crítica. Pais de crianças com idades entre 3 e 10 anos relatam que seus filhos estão há duas semanas sem aulas, após o fechamento de pelo menos três escolas na região. Mais de 100 alunos estão sendo impactados por essa situação.

Os responsáveis informaram que, devido a um processo de redistribuição promovido pela Secretaria de Educação do município, os alunos das escolas fechadas foram transferidos para a Escola Municipal Dona Benedita. No entanto, ao chegarem à nova unidade, os estudantes se depararam com a ausência de professores. Os pais relataram que, desde o maternal até a quinta série, não estão ocorrendo aulas, e nas demais séries a grade curricular está incompleta. O retorno das atividades escolares tem sido adiado repetidamente.

“As aulas começaram no dia 17 de março. Mas algumas turmas só tiveram aulas por dois dias e até agora estão sem aula”, afirmou Josselia da Silva, mãe de um aluno.

A Secretaria de Educação do município foi procurada e, em nota divulgada na segunda-feira (31), informou que a lotação das escolas está sendo realizada desde o início do ano letivo e que os professores designados ainda não haviam se apresentado à direção da escola. O órgão também declarou que os profissionais já haviam comparecido e que todas as turmas estariam em funcionamento a partir desta terça-feira (1º). No entanto, os pais contradizem essa afirmação, alegando que os alunos continuaram sem aulas.

“Cada dia é uma resposta diferente, falta transporte, falta professor. Às vezes, as crianças já estão prontas para ir à aula e eles ligam ou mandam mensagem avisando que não vai ter aula”, desabafou Vilma Rocha, mãe de um aluno.

A situação na Escola Municipal Dona Benedita, na zona rural de Picos, continua sendo uma preocupação para a comunidade, que aguarda uma solução definitiva para o problema.