João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 31.02 algumas nuvens Natal 33.12 nuvens dispersas Maceió 32.69 algumas nuvens Salvador 29.98 céu limpo Fortaleza 31.07 algumas nuvens São Luís 26.11 chuva leve Teresina 32.84 nublado Aracaju 30.97 algumas nuvens
Paixão de Cristo movimenta o turismo e a economia de toda uma região
17 de abril de 2025 / 13:04
Foto: Divulgação

O tradicional espetáculo Paixão de Cristo de Nova Jerusalém teve início no dia 12 de abril e segue até o dia 20, no distrito de Fazenda Nova, município de Brejo da Madre de Deus, localizado no Agreste de Pernambuco, a cerca de 180 km do Recife. Reconhecido como o maior teatro ao ar livre do mundo, o evento chega à sua 55ª edição, consolidando-se como uma das principais atrações culturais e turísticas do Brasil.

Mais de 4 milhões de espectadores ao longo da história

Desde sua criação, o espetáculo já foi assistido por mais de 4 milhões de pessoas, transformando-se em um verdadeiro patrimônio cultural pernambucano e atraindo visitantes de todas as partes do país e do exterior.

Estreia de 2025 supera público da temporada anterior

A abertura da temporada 2025 contou com um público superior ao da estreia do ano passado. Segundo a organização, mais de 10 mil pessoas assistiram à apresentação no primeiro dia. A produção, que envolve cenários grandiosos, efeitos especiais e uma trilha sonora comovente, emocionou o público de todas as idades.

O ator José Loreto, que interpreta Jesus Cristo, descreveu a experiência como profundamente tocante:

“É uma emoção gigantesca essa energia de quase 10 mil pessoas ali vibrando com bons pensamentos, orações, pedidos e agradecimentos. Estou sendo o porta-voz desse mestre com muita honra”.

Elenco de peso emociona o público

Além de Loreto, o elenco traz grandes nomes da dramaturgia brasileira:

  • Letícia Sabatella como Maria:“É muito lindo, uma plateia gigante, o céu aberto, muitas estrelas. Nossa Senhora é a compaixão que nos une”.
  • Werner Schünemann como Herodes:“Foi uma estreia intensa e emocionante. Até onde a gente via, havia público acompanhando”.
  • Leopoldo Pacheco como Pilatos:“Aquele mar de gente impressiona. É muita energia, requer muita entrega do ator”.

Perfil do público e avaliação

De acordo com pesquisa da organização:

DadoResultado
Mulheres no público73%
Primeira vez no espetáculo58,8%
Já assistiram uma vez28,6%
Assistiram mais de uma vez12,6%
Avaliação como “excelente”88,7%
Avaliação como “boa”7%

Para Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova:

“É gratificante ver que temos a aprovação de quase 100% do público. Isso nos motiva a evoluir cada vez mais”.