João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Parada da diversidade de Teresina se torna patrimônio cultural imaterial do Piauí
8 de setembro de 2025 / 12:37
Foto: Divulgação

A Parada da Diversidade de Teresina foi oficialmente reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Piauí, conforme a Lei nº 8.808, promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa do estado, deputado Severo Eulálio (MDB), e publicada no Diário Oficial do Estado em 4 de setembro.

A legislação, de autoria da deputada Gracinha Mão Santa (PP), ressalta a relevância cultural, social e política do evento, que há anos reúne milhares de pessoas na capital piauiense em apoio aos direitos da comunidade LGBTQIA+.

Além de ser reconhecida como patrimônio cultural imaterial, a lei estabelece que a Parada da Diversidade será incluída no calendário oficial de eventos do estado. O texto também determina que o Poder Executivo deve realizar os registros necessários nos órgãos competentes para assegurar a preservação e valorização dessa manifestação cultural.

Com essa nova legislação, a Parada da Diversidade se junta a outras expressões culturais do Piauí, que já incluem diversas manifestações religiosas, musicais e populares reconhecidas oficialmente.

Atração Principal da 23ª Edição

A próxima edição da Parada da Diversidade, que será a 23ª, contará com a presença da cantora Linn da Quebrada como atração principal. O evento, que é gratuito, ocorrerá no dia 3 de outubro, na Praça Pedro II, localizada no Centro da capital.

A concentração dos participantes terá início na Praça da Bandeira e seguirá até a Praça Pedro II, onde acontecerá o show de encerramento. Em julho, o Grupo Matizes, responsável pela organização do evento, anunciou que a celebração retornará ao Centro de Teresina, local onde ocorreu a primeira edição em 2002.