Os jogos do Paraíba Beach Games deste ano reuniu nove modalidades de esportes de areia. Para o próximo ano, a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) da Paraíba deseja ampliar o número de competições e transformar o evento em nível mundial.
Durante 45 dias, João Pessoa foi casa das modalidades de areia, entre os meses de outubro e novembro. O Paraíba Beach Games recebeu as modalidades de vôlei, futebol, cambio, handebol, triatlo, frescobol, beach tennis e natação.
Em 2025, a Sejel mostrou interesse em aumentar as modalidades e o número de atletas, com competidores de outros países. Segundo o Secretário Executivo Esporte e Lazer da Paraíba, Harlen Vilarim, a ideia é aproveitar os eventos internacionais que o estado já promove. Neste ano, no mesmo período do Beach Games, a capital também foi palco de competições a nível mundial, como o Circuito Brasileiro e Mundial de Vôlei de Praia. Além do vôlei, também esteve presente a Seleção Brasileira de Futebol de Areia, hexacampeã mundial, para os desafios internacionais contra a Colômbia.
Para fomentar o esporte no estado, o “Paraíba World Games” pretende elevar o número de disputas, a expectativa é incluir mais seis modalidades. De acordo com o secretário Harlen, o estado está dialogando com outras Federações para viabilizar a realização do evento.
“A gente tem sim contato com outras Federações de todo o Brasil, e também estamos procurando para que a gente possa realizar algum tipo de evento, seja nacional, seja ele internacional ou até mesmo estadual. A gente ainda está fechando nosso planejamento. A gente acredita que em outubro do próximo ano vai ser de grande sucesso, novamente, o Paraíba Beach Games, ou um Paraíba World Games, afirmou o Secretário.”
A Paraíba recebeu no Beach Games desta ano cerca de 400 atletas entre os 45 dias de competições. Um dos objetivos do evento, além de fomentar o esporte na sociedade, é fixar a competição dentro do calendário esportivo do estado.