A Paraíba é um dos nove estados selecionados no edital da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para receber recursos para a aquisição de câmeras corporais para as Policiais Militares.
De acordo com o Governo Federal, o recurso previsto para a Paraíba é de R$ 5,5 milhões, para a aquisição de até 1.000 câmeras.
Agora, a Paraíba e os demais estados selecionados passarão pela análise de mérito, e deverão seguir as diretrizes e a norma técnica do MJSP, lançadas em maio, para acessar os recursos previstos no edital.
Durante essa fase, critérios mais rigorosos e detalhados serão aplicados, exigindo o rigoroso alinhamento com as diretrizes do Governo Federal.
Conforme o Ministério da Justiça e Segurança Pública, esse alinhamento busca garantir a padronização e a eficácia no uso das câmeras corporais, promovendo integração tecnológica e protocolos operacionais uniformes. As propostas que não atenderem aos requisitos serão desclassificadas.
Se a liberação dos recursos for aprovada, o Governo vai liberar o recurso para os estados no dia 15 de janeiro de 2025.