De 04 a 06 de dezembro a Paraíba irá receber o 7º Congresso do Ministério Público do Nordeste. Promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), e pela Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), o evento contará com expoentes do Ministério Público e do Poder Judiciário nacional em uma verdadeira imersão na prática jurídica no âmbito do Ministério Público e na justiça brasileira. O evento acontecerá no Centro de Convenções de João Pessoa e terá como tema principal “Novas tecnologias, combate à criminalidade e desenvolvimento regional sustentável”.
Entre os nomes confirmados na programação estão Paulo Gonet, Procurador-Geral da República; Mário Sarrubbo, Secretário Nacional de Segurança Pública; o corregedor nacional do MP, Ângelo Fabiano; os conselheiros do CNMP, Paulo Passos, Moacyr Rei Filho, Jaime de Cássio Miranda, Fernando Comim e Cíntia Brunetta; os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça João Paulo Schoucair e Pablo Barreto; o promotor de Justiça do Rio de Janeiro, Emerson García; o promotor de Justiça de São Paulo, Rogério Sanches; a presidente da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), Deluse Amaral; o promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia (MPBA), Fernando Gaburri; além de expoentes do Ministério Público da Paraíba.
O evento irá mergulhar nas principais pautas de interesse dos membros e membras do MP brasileiro para o pleno exercício profissional. Entre os temas abordados, estão a “Sustentabilidade dos Direitos Contemporâneos”, “Ministério Público e Desafios Climáticos”, “As Novas Tecnologias na Atuação do MP”, “Inovações, Inteligências e Ministério Público”, “Júri e Direito das Vítimas” e “Criminalidade Organizada”.
O presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) e diretor Nordeste da CONAMP, o promotor de Justiça Leonardo Quintans, ressaltou a importância da Paraíba sediar o Congresso. “A CONAMP Nordeste mobiliza membras e membros de todo o país, em especial da nossa região, trazendo um número expressivo de congressistas para a nossa capital, justamente por isso durante a formatação do evento, nos reunimos com o governador João Azevêdo para apresentarmos o Congresso e convidá-lo para a abertura do evento. Além disso, debateremos temas extremamente atuais na nossa área e de relevância nacional, com referências nacionais do MP”, destacou.
Integrando a programação cultural e social do evento, já está confirmada a apresentação da cantora paraibana Elba Ramalho, que se apresentará no encerramento do Congresso. “Buscamos uma atração que tivesse a identidade da nossa Paraíba e Elba nos traz exatamente isso, é regionalidade, é o nosso estado, ela que inclusive leva o nosso forró para o Brasil e para o mundo”, reiterou Leonardo Quintans.
Para se inscrever basta acessar o endereço: https://www.conamp.org.br/eventos/agenda-de-eventos/evento/57.html.