João Pessoa 30.13 nuvens dispersas Recife 29.02 nublado Natal 29.12 nublado Maceió 31.69 nuvens dispersas Salvador 26.98 céu limpo Fortaleza 33.07 algumas nuvens São Luís 32.11 nuvens dispersas Teresina 33.84 céu limpo Aracaju 28.97 nuvens dispersas
Paraíba supera média nacional em matrículas no ensino médio integral
22 de setembro de 2025 / 11:43
Foto: Divulgação

A Paraíba se destacou em um recente levantamento da organização Todos Pela Educação, que revela que o estado superou a média nacional em matrículas no ensino médio integral. A pesquisa, que utiliza dados do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mostra um crescimento significativo nas matrículas desse modelo de ensino.

De acordo com os dados, o número de matrículas no ensino médio integral no Brasil quase triplicou nas redes estaduais, alcançando a marca de 1,3 milhão de estudantes. No contexto nacional, a Paraíba se destaca ao ultrapassar a marca de 50% de matrículas em tempo integral, que se refere a escolas que oferecem 35 horas ou mais de atividades semanais. Outros estados do Nordeste, como Pernambuco e Ceará, também apresentam alta adesão, enquanto a média nacional é de apenas 22%.

  • Crescimento de escolas: O número de instituições que oferecem o ensino integral no ensino médio aumentou de 1,6 mil para 7 mil unidades.
  • Desigualdade na oferta: Apesar do crescimento, a oferta do ensino integral ainda é desigual entre os estados, com alguns, como Santa Catarina e o Distrito Federal, apresentando médias abaixo de 5%.

Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação, comentou sobre a situação: “O ensino médio ainda enfrenta desafios profundos de aprendizagem e permanência, e o modelo de ensino médio integral é uma alavanca comprovada para enfrentar esse cenário. Evidências mostram de forma consistente que o modelo reduz a evasão, melhora a aprendizagem e amplia o acesso ao Ensino Superior”.

Além de liderar em matrículas, a Paraíba também se posiciona entre os estados com maior expansão de escolas que oferecem o ensino integral, segundo a análise realizada na pesquisa.