
A Paraíba se destacou em um recente levantamento da organização Todos Pela Educação, que revela que o estado superou a média nacional em matrículas no ensino médio integral. A pesquisa, que utiliza dados do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mostra um crescimento significativo nas matrículas desse modelo de ensino.
De acordo com os dados, o número de matrículas no ensino médio integral no Brasil quase triplicou nas redes estaduais, alcançando a marca de 1,3 milhão de estudantes. No contexto nacional, a Paraíba se destaca ao ultrapassar a marca de 50% de matrículas em tempo integral, que se refere a escolas que oferecem 35 horas ou mais de atividades semanais. Outros estados do Nordeste, como Pernambuco e Ceará, também apresentam alta adesão, enquanto a média nacional é de apenas 22%.
- Crescimento de escolas: O número de instituições que oferecem o ensino integral no ensino médio aumentou de 1,6 mil para 7 mil unidades.
- Desigualdade na oferta: Apesar do crescimento, a oferta do ensino integral ainda é desigual entre os estados, com alguns, como Santa Catarina e o Distrito Federal, apresentando médias abaixo de 5%.
Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação, comentou sobre a situação: “O ensino médio ainda enfrenta desafios profundos de aprendizagem e permanência, e o modelo de ensino médio integral é uma alavanca comprovada para enfrentar esse cenário. Evidências mostram de forma consistente que o modelo reduz a evasão, melhora a aprendizagem e amplia o acesso ao Ensino Superior”.
Além de liderar em matrículas, a Paraíba também se posiciona entre os estados com maior expansão de escolas que oferecem o ensino integral, segundo a análise realizada na pesquisa.