
Quatro trechos de praias estão considerados impróprios para banho na Paraíba neste fim de semana, conforme o relatório de balneabilidade divulgado na última sexta-feira (20) pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Todos os pontos afetados ficam na capital João Pessoa, nas praias da Penha, Seixas e dois trechos entre as praias de Jacarapé e Arraial Sol.
A avaliação da qualidade da água foi realizada entre os dias 18 e 19 de fevereiro e os resultados são válidos até o próximo relatório, que será divulgado em 27 de fevereiro. A Sudema explica que a classificação de impróprio para banho se aplica somente a uma faixa de 100 metros à direita e à esquerda dos pontos de coleta, então as áreas fora dessa faixa permanecem liberadas para os banhistas até novas atualizações.
O órgão ambiental monitora ao todo 62 pontos em vários municípios paraibanos, incluindo João Pessoa, Pitimbu, Mataraca, Baía da Traição, Conde, Lucena, Cabedelo e Rio Tinto, visando garantir a segurança e a qualidade das águas para o público.
Os locais específicos indicados como impróprios para banho na Paraíba são: na praia do Seixas, em frente à Rua das Jangadas; na praia da Penha, em frente à Rua Mario Torres de Andrade; e dois trechos situados entre as praias de Jacarapé e Arraial Sol, um em frente à Rua Manoel Cândido Soares e outro próximo à Rua Francisca Edite Fernandes Moreira. Os banhistas devem estar atentos e evitar essas áreas para evitar riscos à saúde.