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Paralisação de trabalhadores da limpeza pública em Teresina denuncia atrasos salariais
11 de fevereiro de 2025 / 12:01
Foto: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (11), trabalhadores da limpeza pública de Teresina organizaram uma manifestação em frente à empresa Consórcio Aurora/Recicle, que é responsável pela coleta de lixo na capital. Durante a mobilização, os profissionais interromperam suas atividades de capina e coleta de lixo, exceto aqueles que atuam na limpeza das unidades de saúde, que continuaram a trabalhar.

A Prefeitura de Teresina, em comunicado, informou que está realizando uma auditoria nas dívidas do município e que os pagamentos aos servidores da limpeza estão em processo de regularização.

De acordo com Jonatas Miranda, presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (Seeacep), os trabalhadores estão reivindicando:

  • Atraso salarial;
  • Não pagamento do vale-alimentação;
  • Atraso na segunda parcela do 13º salário;
  • Vale-transporte;
  • Plano de saúde;
  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Miranda destacou que, embora a empresa tenha se comprometido a quitar todas as dívidas até sexta-feira, a paralisação continuará até que haja garantias concretas de pagamento.

A nota da Secretaria de Finanças (Semf) da Prefeitura esclarece que a gestão atual encontrou uma situação financeira complicada, com um passivo significativo ainda em processo de levantamento. A administração reafirma seu compromisso com a responsabilidade fiscal e a transparência na gestão dos recursos públicos.

As dívidas herdadas estão sendo auditadas rigorosamente, e qualquer negociação de pagamento será feita de forma criteriosa e de acordo com a capacidade financeira do município. Em relação às despesas da atual administração, a Prefeitura ressalta que todas as empresas contratadas devem apresentar suas medições aos órgãos competentes para que os trâmites necessários sejam seguidos, incluindo empenho, orçamento e requisição de pagamento.

Sobre a coleta de lixo, as requisições de pagamento estão programadas para serem recebidas hoje, 11 de fevereiro de 2025. Até o momento, apenas a empresa Servi-San formalizou a solicitação, que já foi quitada, enquanto as demais empresas aguardam a tramitação necessária para a efetivação dos pagamentos.

A Prefeitura reafirma seu compromisso com a prestação de serviços essenciais à população, conduzindo sua administração com seriedade e respeito aos princípios da gestão pública.