João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Paralisação de trabalhadores do transporte público em Teresina
9 de maio de 2025 / 12:52
Foto: Divulgação

Trabalhadores do transporte público de Teresina realizaram uma paralisação nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, dia 9. De acordo com Cláudio Gomes, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), apenas dois ônibus estavam circulando na capital nesse período inicial. A expectativa é que os serviços sejam retomados a partir das 8h.

O Sintetro informou que a paralisação foi orientada para que nenhum dos 11 garagens de ônibus da cidade iniciasse suas atividades nas primeiras horas do dia. Os poucos ônibus que estavam em operação atendem a linha que serve a zona rural sul de Teresina.

Reivindicações dos trabalhadores

Os trabalhadores estão exigindo um reajuste salarial de 15%. Cláudio Gomes destacou que desde janeiro o sindicato tenta negociar melhorias para os funcionários, incluindo aumento real, ticket alimentação e plano de saúde, que são temas recorrentes nas discussões anuais. “Este é o primeiro ano em que, surpreendentemente, chegamos ao dia 1º de maio, data em que se comemora o Dia do Trabalhador, sem a convenção coletiva aprovada”, afirmou.

Atualmente, durante os horários de pico, cerca de 250 ônibus operam na capital, mas em horários alternativos esse número cai para menos de 200 veículos.