João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Paula Pimenta confirmada na Bienal do Livro Bahia 2026 entre autores renomados
7 de fevereiro de 2026 / 11:09
Foto: Divulgação

Paula Pimenta, consagrada autora entre o público jovem, foi oficialmente confirmada como participante da Bienal do Livro Bahia 2026, marcada para ocorrer de 15 a 21 de abril no Centro de Convenções de Salvador. A presença da escritora, que já marcou presença nas edições de 2011, 2022 e 2024, está programada para o dia 18 de abril, quando ela celebrará seu vínculo especial com os leitores baianos, destacando as vendas expressivas de seus livros na cidade.

A autora mineira comemora este ano os 26 anos desde o lançamento de sua primeira obra independente, uma coletânea de poemas. No entanto, seu sucesso consolidado veio em 2008 com a série de romance adolescente “Fazendo meu filme”, que se tornou um best-seller, acompanhada de outras obras reconhecidas, como “Minha Vida Fora de Série”, que também foram adaptadas para o audiovisual.

Além de Paula Pimenta, a Bienal deste ano contará com a presença de Julia Quinn, a autora da série “Bridgerton”, que inspirou a popular adaptação da Netflix. Esta será a estreia de Quinn na Bienal do Livro Bahia, e ela participará do evento no mesmo dia que Paula, 18 de abril. Considerada uma referência mundial, Quinn tem seus livros traduzidos em 43 idiomas e é reconhecida por renovar o gênero romance de época com toques contemporâneos e humor, aumentando a procura por suas obras após o sucesso do seriado.

O evento literário também contará com outras personalidades importantes, como o historiador João José Reis, cuja obra influenciou autores renomados, Pilar Del Rio, jornalista e viúva de José Saramago, além de Paloma Amado, filha do escritor baiano Jorge Amado. Segundo Joselia Aguiar, curadora do espaço literário, a organização busca realizar convites e sonhos desde a primeira edição da bienal para enriquecer ainda mais o evento.

O lançamento oficial da Bienal do Livro Bahia 2026 ocorreu em 18 de setembro de 2025, em Salvador, sob a curadoria de nomes como Joselia Aguiar, Aldri Anunciação, Deco Lipe, Maíra Azevedo (Tia Má) e Pilar Silva. Este evento literário promete ampliar o calendário cultural da Bahia, reunindo autores nacionais e internacionais e aprofundando debates importantes para a literatura contemporânea.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.