João Pessoa 23.13 nuvens dispersas Recife 26.02 nuvens dispersas Natal 23.12 nuvens dispersas Maceió 20.69 algumas nuvens Salvador 24.98 céu limpo Fortaleza 26.07 céu limpo São Luís 27.11 céu limpo Teresina 31.84 céu limpo Aracaju 24.97 algumas nuvens
Pernambuco estende vacinação contra a gripe para todos com mais de 6 meses
15 de maio de 2025 / 17:54
Foto: Divulgação

Pernambuco expandiu a campanha de vacinação contra a gripe, agora disponível para pessoas a partir de seis meses de idade. A nova fase da imunização começou nesta quarta-feira (14) e as doses estão acessíveis em mais de 2,8 mil salas de vacina em todos os municípios do estado, conforme informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A população pode se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em pontos de imunização estabelecidos pelos municípios. Na capital, Recife, os centros de vacinação estão localizados nos shoppings Recife e RioMar, na Zona Sul, e em Boa Vista, no centro da cidade.

Essa ampliação ocorre menos de uma semana após o Dia D de vacinação, que foi voltado apenas para grupos prioritários, com o intuito de garantir que esses indivíduos recebessem suas doses. A decisão de ampliar a vacinação foi impulsionada pelo aumento da circulação do vírus Influenza, comum nesta época do ano, além da baixa adesão da população ao esquema vacinal.

A campanha de vacinação contra a gripe teve início há mais de um mês, com uma meta inicial de imunizar 2.330.453 pessoas nos grupos prioritários. Até a primeira quinzena de maio, apenas 19% das doses haviam sido aplicadas, distribuídas da seguinte forma:

  • 300.054 doses em idosos;
  • 148.545 doses em crianças;
  • 6.459 doses em gestantes.

Com o aumento da adesão à vacinação, o governo estadual tem como objetivos principais:

  • Reduzir os impactos da gripe na sociedade;
  • Diminuir a circulação do vírus em locais públicos;
  • Aliviar a pressão sobre os serviços de saúde, especialmente durante o período de sazonalidade dos vírus respiratórios, que ocorre entre março e agosto, e que leva ao aumento das hospitalizações.

A vacinação é uma medida essencial para proteger a saúde pública e minimizar os efeitos da gripe na população.