João Pessoa 27.13 algumas nuvens Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 27.12 algumas nuvens Maceió 24.69 algumas nuvens Salvador 26.98 céu limpo Fortaleza 27.07 nuvens dispersas São Luís 26.11 céu limpo Teresina 23.84 chuva moderada Aracaju 27.97 algumas nuvens
Pernambuco oferece 19,8 mil vagas em cursos técnicos para estudantes e egressos do ensino médio; saiba como se inscrever
21 de janeiro de 2025 / 14:37
Foto: Gov PE

As inscrições para um total de 19.826 cursos técnicos oferecidos pelo governo de Pernambuco estão abertas. As oportunidades abrangem tanto cursos presenciais quanto na modalidade de educação a distância (EAD), direcionadas a candidatos que já concluíram o ensino médio ou que ainda estão em processo de conclusão.

Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de janeiro, com a Secretaria Estadual de Educação informando a distribuição das vagas da seguinte forma:

  • Cursos presenciais: 8.370 vagas;
  • Exclusivo para alunos que já concluíram o ensino médio;
  • Aulas em 56 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) localizadas em diversas regiões do estado;
  • Confira o edital.
  • Cursos EAD semipresenciais: 11.456 vagas;
  • Disponíveis para quem já concluiu o ensino médio e para aqueles que ainda estão cursando;
  • Confira o edital.

O processo seletivo oferece duas modalidades de ingresso: com e sem a realização de prova. É fundamental que os candidatos verifiquem no edital se o curso e a escola escolhidos exigem a prova.

A divulgação dos resultados está programada para o dia 21 de janeiro, com o início das aulas marcado para 26 de fevereiro. As provas ocorrerão entre os dias 3 e 14 de fevereiro.

Entre as opções de cursos disponíveis estão: Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Logística, Gastronomia, Nutrição e Dietética, Mecânica, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Agente Comunitário em Saúde, Design Gráfico e Design de Interiores.

Do total de vagas, 80% serão reservadas prioritariamente para estudantes que cursaram do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas, no caso dos cursos concomitantes, ou para aqueles que completaram o ensino médio integralmente em instituições públicas, no caso dos cursos subsequentes.

Dentre essas vagas reservadas, metade será destinada prioritariamente a estudantes provenientes de famílias cuja renda bruta seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.