João Pessoa 27.13 algumas nuvens Recife 29.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nublado Maceió 25.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 27.11 nublado Teresina 27.84 algumas nuvens Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Pernambuco promove mudança na gestão de Fernando de Noronha
28 de janeiro de 2025 / 11:55

A ilha de Fernando de Noronha passa por uma mudança em sua administração, com a saída de Thallyta Figueirôa, que foi a primeira mulher a ocupar o cargo de administradora. Thallyta deixou o posto nesta terça-feira, dia 28, após dois anos à frente da gestão da ilha. O governo do estado já anunciou que o próximo indicado para assumir a administração é Walber Santana, atual secretário executivo de Meio Ambiente.

Antes de assumir oficialmente, Walber Santana deverá passar por uma sabatina na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde seu nome será votado pelos deputados estaduais. Durante esse período, a gestão da ilha ficará sob responsabilidade de Nathalie Mendonça Ribeiro, que atua como gerente-geral do distrito.

A exoneração de Thallyta Figueirôa foi publicada no Diário Oficial do estado nesta terça-feira, mas os motivos de sua saída não foram esclarecidos. Em nota, a governadora Raquel Lyra expressou seu agradecimento a Thallyta pelo trabalho realizado no arquipélago ao longo de sua gestão.

Perfil de Walber Santana

  • Formação Acadêmica: Walber é biólogo e advogado, graduado em ciências biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e em direito pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT/Facipe). Possui mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável.
  • Experiência Profissional: O novo indicado já atuou em diversos órgãos do setor público, incluindo a chefia de gabinete na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas) e a coordenação do Programa Noronha Carbono Neutro.
  • Atuação Atual: Walber é auditor federal de Finanças e Controle na Controladoria Geral da União (CGU), mas atualmente está cedido ao governo de Pernambuco, onde exerce a função de secretário executivo de Meio Ambiente.

Com essas mudanças, a administração de Fernando de Noronha se prepara para novos desafios sob a liderança de Walber Santana.