João Pessoa 27.13 algumas nuvens Recife 29.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nublado Maceió 25.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 27.11 nublado Teresina 27.84 algumas nuvens Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Petrobras avança na retomada das fábricas de fertilizantes nos estados do Nordeste
1 de março de 2025 / 23:06
Foto: Divulgação

A Petrobras está em fase avançada para reassumir a operação das fábricas de fertilizantes nitrogenados (Fafens) de Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE), atualmente sob gestão da Unigel. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27) pelo diretor-executivo de Processos Industriais e Produtos da estatal, William França, que destacou o andamento das negociações, ainda condicionadas a uma avaliação econômico-financeira dos ativos.

“Estamos conduzindo tratativas com a Unigel e analisando internamente o modelo de negócio. A decisão final dependerá de uma análise técnico-financeira criteriosa, mas estamos próximos de um acordo para retomar as operações dessas unidades”, afirmou França.

As Fafens de Camaçari e Laranjeiras, inauguradas em 2013, têm capacidade para suprir 14% da demanda nacional de ureia, mas enfrentaram dificuldades financeiras mesmo após a concessão à Unigel, que suspendeu as atividades no segundo semestre de 2023, alegando prejuízos. Agora, a Petrobras estuda a viabilidade de reassumir os empreendimentos.

Importância para a região

A possível reativação das Fafens de Camaçari e Laranjeiras terá um impacto significativo na economia da Bahia e de Sergipe, impulsionando a indústria química e o agronegócio regional. A retomada das operações pode gerar empregos diretos e indiretos, fortalecer a cadeia produtiva local e reduzir a dependência do Brasil em relação à importação de fertilizantes. Além disso, a reabertura dessas fábricas pode atrair novos investimentos para os dois estados, ampliando a competitividade da produção agrícola e industrial no Nordeste.