
A presidente da Petrobras, Magna Chambiard, anunciou, em uma coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (8), a reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), localizada em Laranjeiras, além da unidade em Camaçari, na Bahia.
Durante a apresentação, Chambiard informou que as fábricas, que estavam inativas, passarão por um processo de manutenção e, a partir do início do próximo ano, devem reiniciar a produção de ureia e ARLA 32, um aditivo utilizado em motores a diesel.
Produção de Fertilizantes
A presidente destacou que as unidades de Sergipe e Bahia, juntamente com a ANSA do Paraná, serão responsáveis por suprir cerca de 20% da demanda nacional por fertilizantes hidrogenados a partir do próximo ano.
A Fafen de Sergipe, que foi inaugurada pela Petrobras em 1980, se consolidou como um polo essencial na produção de ureia, amônia e sulfato de amônio na região Nordeste. A expectativa é que a retomada das atividades na fábrica crie aproximadamente 1.400 empregos, tanto diretos quanto indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.