
A campanha de vacinação contra a gripe no Piauí terá início nesta segunda-feira (7) e se estenderá para outros estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Neste primeiro momento, o foco será em grupos prioritários, que serão vacinados conforme a disponibilidade de doses e a capacidade das salas de vacinação.
No dia 25 de março, o Piauí recebeu um lote de 88 mil doses da vacina contra a Influenza, enviadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, está prevista a chegada de mais 232 mil doses, que serão distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para as Regionais de Saúde e os municípios.
A meta da campanha é imunizar 90% dos grupos prioritários durante o período estabelecido. Após essa fase, as doses restantes estarão disponíveis apenas para a vacinação de rotina, atendendo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.
O Dia D de vacinação está agendado para 17 de maio, com ações de imunização contra a Influenza e HPV.
Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, ressaltou a importância de a população estar atenta aos locais e horários de vacinação definidos por cada município, para garantir que todos tenham acesso ao imunizante e possam se proteger.
Em Teresina, a vacina estará disponível de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde, nos turnos da manhã e tarde, além do posto de vacinação no Teresina Shopping, que funcionará das 13h às 18h.
Grupos prioritários para vacinação:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes;
- Idosos a partir de 60 anos;
- Trabalhadores da Saúde;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a influenza de 2025 inclui as cepas H1N1, H3N2 e B. A administração do imunizante pode ser feita em conjunto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, mas é contraindicado para crianças menores de 6 meses e para aqueles com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.