O Piauí entrou, nos últimos dias, no período considerado “pré-chuvoso”. Isso significa, segundo a meteorologia, que haverá melhora no tempo quente e seco que tem feito no estado. O fenômeno será sentido, mais significativamente, em cidades que estão com aviso para chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“Quando se fala de pré-estação chuvosa é, mais ou menos, 45 dias antes do mês mais chuvoso. Na climatologia do Piauí, as chuvas começam no Sul do estado, onde dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais chuvosos”, explicou climatologista Sara Cardoso, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Alerta de chuvas intensas
O Inmet emitiu, nesta terça-feira (12), alerta para 141 cidades, com duração até a manhã desta quarta-feira (13), quando o aviso foi atualizado e, agora, a previsão é para 24 municípios, com duração até a manhã de quinta (14), podendo ser prorrogado e/ou expandido para mais cidades.
Segundo o alerta desta quarta, nesses 24 municípios, deve chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos, de 40 a 60 km/h.
O órgão alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Por isso, orienta que não se procure abrigo debaixo de árvores e não se estacione veículos próximo a torres de transmissão e/ou placas de propaganda, devido ao risco de queda durante rajadas de vento e/ou de descargas elétricas.
Em caso de emergências, a recomendação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Lista de municípios afetados
- Avelino Lopes
- Baixa Grande do Ribeiro
- Barreiras do Piauí
- Bom Jesus
- Corrente
- Cristalândia do Piauí
- Cristino Castro
- Curimatá
- Currais
- Gilbués
- Guaribas
- Júlio Borges
- Monte Alegre do Piauí
- Morro Cabeça no Tempo
- Palmeira do Piauí
- Parnaguá
- Redenção do Gurguéia
- Riacho Frio
- Ribeiro Gonçalves
- Santa Filomena
- Santa Luz
- São Gonçalo do Gurguéia
- Sebastião Barros
- Uruçuí