João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Piauí realiza mais de 57 mil mamografias durante a campanha Outubro Rosa de 2025
7 de outubro de 2025 / 17:35
Foto: Divulgação

O mês de outubro marca o início da campanha do Outubro Rosa, que enfatiza a importância da prevenção do câncer de mama, destacando a realização de exames em tempo adequado e a atenção ao próprio corpo. Em 2025, o Ministério da Saúde implementou novas diretrizes para a mamografia, recomendando o exame “sob demanda” para mulheres entre 40 e 49 anos, com base na vontade da paciente e na orientação médica.

No Piauí, a mamografia é disponibilizada na rede pública de saúde através de 43 mamógrafos fixos e do serviço itinerante dos Caminhões da Mamografia, que visitam diversos municípios, levando o exame diretamente às comunidades. Essas iniciativas visam fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama ao longo do ano.

Conforme dados do Painel Oncologia–Brasil e do SIM Estadual/Tabwin, até 2025, o Piauí registrou 227 novos casos de câncer de mama, com 55 óbitos entre mulheres de 50 a 69 anos e 141 óbitos em mulheres de todas as idades. Até setembro de 2025, o estado contabilizou 57.245 mamografias realizadas pela rede estadual e pelos caminhões da mamografia da Sesapi.

Além disso, dos mais de 57 mil exames realizados, 171 mulheres foram identificadas como de risco elevado e encaminhadas para investigação adicional, incluindo biópsias. Dentre essas, um caso já foi confirmado como câncer, e a paciente recebeu encaminhamento para o início do tratamento.

Para aumentar a conscientização sobre a importância da detecção precoce e da realização regular dos exames, a Secretaria da Saúde (Sesapi) programou uma série de atividades durante o Outubro Rosa. “Queremos que as pessoas compreendam a importância da prevenção, da realização do exame e da busca por assistência médica quando necessário. Isso aumenta as chances de cura e reduz a mortalidade”, declara Auzeni Moura Fé, coordenadora de Saúde da Mulher da Sesapi.

Programação de atividades do Outubro Rosa

  • Distribuição de material informativo.
  • Exposição “A Mulher e o Câncer de Mama”, no pátio da Sesapi, durante todo o mês de outubro.
  • Roda de conversa no pátio da Sesapi, no dia 14/10/2025, às 9h30, com o mastologista Dr. Arimatéa Santos Júnior, abordando ações de controle do câncer de mama voltadas aos servidores do Centro Administrativo.
  • Palestras sobre Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama.