João Pessoa 29.13 nublado Recife 25.02 nublado Natal 29.12 nuvens dispersas Maceió 26.69 nublado Salvador 26.98 nuvens dispersas Fortaleza 32.07 algumas nuvens São Luís 33.11 nuvens dispersas Teresina 34.84 céu limpo Aracaju 26.97 nublado
Piauí recebe recursos de R$ 150 milhões para enfrentar incêndios no Cerrado
21 de julho de 2025 / 21:32
Foto: Divulgação

O estado do Piauí receberá uma parte de até R$ 150 milhões em recursos não reembolsáveis do Fundo Amazônia, destinados ao projeto Manejo Integrado do Fogo. Este projeto visa a prevenção e o combate a incêndios florestais no Cerrado e no Pantanal.

As ações do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) e das brigadas florestais nas áreas do bioma no estado serão apoiadas, com investimentos que visam aumentar a capacidade de resposta a essas ocorrências.

O auxílio se tornou necessário devido ao aumento dos incêndios florestais em 2024 e à previsão de novos episódios extremos para o restante do ano. Além do Piauí, outros estados como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia e o Distrito Federal também serão contemplados com esses recursos.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, enfatizou em nota que essa assistência será crucial para que os estados tenham a estrutura necessária para controlar os incêndios. “O apoio será fundamental para que as unidades do Corpo de Bombeiros dos estados que abrigam esses biomas sejam capacitadas e equipadas com caminhões-tanque, bombas costais, entre outros equipamentos, e possam atuar em conjunto com o governo federal no controle dos incêndios”, destacou.

Sobre o Fundo Amazônia e o Projeto Manejo Integrado do Fogo

O Fundo Amazônia, que é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), inicia com este projeto sua primeira iniciativa voltada ao combate a incêndios em biomas fora da Amazônia Legal.

O projeto Manejo Integrado do Fogo é estruturado em três níveis:

  • Nível Local: Apoio a brigadas florestais compostas por moradores treinados e cadastrados nos corpos de bombeiros militares, que atuam como a primeira linha de defesa contra o fogo.
  • Nível Estadual: Estruturação do Corpo de Bombeiros com veículos e equipamentos adequados.
  • Nível Interestadual: Fortalecimento da atuação da Força Nacional em operações integradas.

Os investimentos previstos incluem caminhonetes 4×4 equipadas com kits de combate a incêndios, bombas costais, sopradores, drones, GPS portáteis, notebooks e veículos especializados, como autobombas, tanques florestais (ABTF), caminhões-tanque de salvamento, guinchos e veículos de carga.

Cada estado que receber os recursos deverá formalizar uma parceria com o Ministério da Justiça, comprometendo-se a utilizar os equipamentos exclusivamente para ações de prevenção e combate ao fogo, além de garantir a conservação dos mesmos.