João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Piauí sob alerta de chuvas fortes até quinta-feira, mas calor intenso persiste
21 de outubro de 2025 / 17:38
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (21), grande parte do estado do Piauí permanece sob um alerta de perigo potencial devido a chuvas intensas, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica que cidades na região de Teresina podem enfrentar chuvas entre 50 e 100 mm por dia, além de ventos fortes que podem atingir até 100 km/h.

O alerta do Inmet é válido até às 10h de quarta-feira (22). A meteorologista Sônia Feitosa destacou que há expectativa de chuvas pontuais nas regiões Sul, Sudoeste e Centro-Norte do estado até quinta-feira (23).

Na região Sul do Piauí, o clima deve permanecer ensolarado. A meteorologista observou que é comum ocorrer chuvas intensas em algumas áreas enquanto outras permanecem secas.

De acordo com um boletim da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, as temperaturas devem continuar acima de 36ºC, com umidade baixa, mesmo com a previsão de chuvas.

Entre as cidades que estão sob o alerta de perigo mais severo estão:

  • Teresina
  • Floriano
  • Água Branca
  • Oeiras

Nessas localidades, há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Inmet recomenda que a população das cidades afetadas pelo alerta evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e também não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade. Além disso, é aconselhável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

O restante do Piauí pode enfrentar chuvas de até 50 mm por dia e ventos variando entre 40 e 60 km/h, com baixa probabilidade de maiores problemas.

Em caso de emergência ou para mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo 193.