O Piauí tem a menor taxa proporcional de Unidades de Terapia Intensiva, ou seja, leitos de UTI, do país, segundo estudo divulgado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) nesta semana.
Conforme o levantamento, o estado tem 685 leitos de UTI, que representam 20,95 leitos por 100 mil habitantes. Bem abaixo do primeiro lugar, o Distrito Federal, que tem taxa de 76,68 leitos, e abaixo da média nacional, que é de 36,06 leitos.
Para a AMIB, o dado mostra uma necessidade de políticas públicas que promovam uma distribuição mais justa da infraestrutura hospitalar e de profissionais intensivistas pelo país, visto que, assim como o Piauí, outros 18 estados estão abaixo da média nacional.
“É necessário realizar investimentos públicos consistentes para melhorar o acesso a leitos e profissionais qualificados, expandindo os programas de residência em medicina intensiva e implementando políticas de incentivo para atrair médicos intensivistas”, afirmou Patrícia Mello, presidente da associação.
Procurados para se manifestar sobre o dado, o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) não se manifestaram até a publicação desta reportagem.
Com informações de G1 PI