João Pessoa 27.13 nublado Recife 27.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nublado Maceió 25.69 nublado Salvador 25.98 algumas nuvens Fortaleza 31.07 algumas nuvens São Luís 31.11 céu limpo Teresina 30.84 céu limpo Aracaju 24.97 nublado
Pinguins são apresentados no aquário da Paraíba a partir desta quinta-feira
30 de abril de 2025 / 18:45
Foto: Divulgação

Três novos pinguins-de-Magalhães chegaram ao Aquário Paraíba, localizado em João Pessoa, e a visitação ao público está liberada a partir desta quinta-feira (1º). Este é um marco para o aquário, que pela primeira vez abriga esses animais.

O engenheiro ambiental e diretor do Aquário Paraíba, Emmanuel Lopes, assegurou que os pinguins não enfrentarão problemas com o clima quente da cidade. Ele destacou que o ambiente do aquário é climatizado e que, durante o inverno na Patagônia, os pinguins costumam migrar para o Brasil em busca de temperaturas mais amenas, que variam entre 18°C e 21°C.

Parceria para a preservação

Para receber os pinguins, o Aquário Paraíba firmou uma parceria com a Sabina – Escola Parque do Conhecimento, de Santo André (SP). Lopes ressaltou que, além de promover a educação ambiental, a instituição também contribui diretamente para a preservação da espécie, que enfrenta desafios como a poluição dos oceanos e a pesca predatória durante suas migrações anuais entre março e setembro, do sul da Argentina e do Chile até a costa brasileira.

  • Hellboy: macho de 16 anos, resgatado em Ubatuba (SP) em 2010 pelo Instituto Argonauta.
  • Nelly: fêmea de 15 anos, reabilitada no Espírito Santo em 2011 pelo IPRAM.
  • Marrie: filha de pinguins nascidos em cativeiro, veio de Santo André (SP) e tem 2 anos.

Os pinguins medem aproximadamente 60 cm e pesam cerca de 4,5 kg. Antes da viagem, eles passaram por um período de adaptação, que incluiu a troca de penas.

O Aquário Paraíba está situado na Praia do Seixas e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Os ingressos podem ser adquiridos no local.