
Com o tema inspirado no filme “O Agente Secreto”, a Pitombeira dos Quatro Cantos voltou a desfilar pelas ladeiras de Olinda nesta segunda-feira (16), durante o carnaval de 2026. Após mais de três décadas sem utilizar carro alegórico, a tradicional troça realizou um desfile completo, com destaques para os sósias de Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura presentes na apresentação. A Pitombeira, que está prestes a completar 79 anos de história, adotou o tema em homenagem ao filme dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, que conquistou dois prêmios no Globo de Ouro, outros dois no Festival de Cannes e ainda concorre em quatro categorias do Oscar, além de diversas outras premiações.
Matheus Barros, diretor de comunicação da Pitombeira, destacou que as expectativas foram superadas e que a organização deste ano está mais estruturada do que em edições anteriores. Ele afirmou que a equipe está preparada para os desafios e espera que o desfile reúna grande público, enchendo as ladeiras de Olinda de amarelo e preto, as cores da troça. Inicialmente, a Pitombeira havia definido outro tema para janeiro, mas optou por mudar e prestar essa homenagem especial, já que o filme teve grande repercussão.
Além do desfile, a Pitombeira vai promover a transmissão da cerimônia do Oscar na sua sede, em Olinda, no dia 15 de março, celebrando a possibilidade das conquistas do filme. O entusiasmo dos organizadores está evidente, e eles convidam o público para acompanhar esse momento importante. A camisa usada por Marcelo, personagem de Wagner Moura em “O Agente Secreto”, no modelo retrô da Pitombeira, tornou-se um símbolo do carnaval deste ano, com mais de 10 mil unidades vendidas após o lançamento do longa.
O tributo ao filme também se estendeu às fantasias dos foliões. O casal Danielle Raposo e Ricardo Berenguer, presentes tradicionalmente no desfile, voltou este ano com roupas inspiradas no filme e na expectativa pelo Oscar. Até mesmo um bloco dentro da escola do frevo foi criado, batizado de “O Agente não é nada secreto”, idealizado por um grupo de amigos que resolveu entrar no clima da homenagem de última hora. Eles confeccionaram estandartes, santinhos e outros adereços para celebrar o orgulho pernambucano pelo filme, reforçando a forte conexão entre a produção cinematográfica e o carnaval de Olinda neste ano.