João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Planetário da Ufba oferece programação gratuita para observação do eclipse lunar e do equinócio de primavera
8 de setembro de 2025 / 12:43

O planetário da Universidade Federal da Bahia (Ufba), localizado em Salvador, celebra seu primeiro aniversário em 2025 com uma programação especial e gratuita durante o mês de setembro. O evento oferece ao público a oportunidade de observar fenômenos astronômicos importantes, como o eclipse lunar e o equinócio de primavera.

As visitas ao planetário ocorrem de terça a sexta-feira, das 18h30 às 20h, no bairro da Ondina. Embora a programação esteja confirmada, a visibilidade dos eventos pode ser afetada pela localização do observatório, que pode ser obstruída por árvores e prédios.

Destaques Astronômicos de Setembro:

  • 01/09: Conjunção de Vênus com o aglomerado de Presépio, na constelação de Câncer;
  • 07/09: Eclipse lunar total, visível em vários continentes; no Brasil, será penumbral em partes do Sudeste e Nordeste;
  • 08/09: Lua quase cheia próxima a Saturno, visível a olho nu;
  • 12/09: Lua ao lado do aglomerado das Plêiades, na constelação de Touro;
  • 16/09: Conjunção da Lua com Júpiter antes do amanhecer;
  • 19/09: Lua fina alinhada com Vênus, espetáculo visível no céu;
  • 21/09: Lua Nova, ideal para observar estrelas e constelações;
  • 22/09: Equinócio de Primavera no hemisfério sul, às 15h19;
  • 27/09: Lua, Marte e a estrela Spica formando um trio brilhante na constelação de Virgem.

No planetário, os visitantes têm acesso a telescópios potentes que possibilitam a observação direta de fenômenos astronômicos, desde as crateras da Lua até os anéis de Saturno e as luas de Júpiter. O novo equipamento também permite a exibição de conteúdos científicos variados, beneficiando as unidades acadêmicas.

Além disso, projetores digitais de última geração transformam a cúpula de 11 metros de diâmetro em uma tela imersiva, que reproduz o céu e permite a visualização de milhares de estrelas, planetas, constelações, nebulosas e galáxias.

A experiência é enriquecida por projeções de imagem e som, utilizando softwares modernos e uma conexão de internet de alta velocidade, proporcionando uma verdadeira viagem pelo universo.