
Uma comitiva de políticos brasileiros que estava em Israel desembarcou na manhã desta quarta-feira (18) no Aeroporto de Natal, após deixar o país na última segunda-feira (16). O grupo, composto por nove autoridades, incluindo os prefeitos de João Pessoa, Cícero Lucena, e de Belo Horizonte, Álvaro Damião, além do secretário de planejamento de Natal, Vagner Araújo, retornou ao Brasil em um voo fretado.
Devido ao agravamento do conflito entre Irã e Israel, que já dura seis dias, a comitiva optou por encurtar sua estadia. Inicialmente, os políticos deixaram Israel de ônibus, atravessando a fronteira para a Jordânia, e em seguida seguiram para a Arábia Saudita por via terrestre. Na cidade de Tabuk, embarcaram em um voo com escalas na Espanha e em Cabo Verde, onde pernoitaram na Ilha do Sal antes de retornar ao Brasil.
A viagem a Israel
Os membros da comitiva estavam em Israel para participar de eventos relacionados à gestão pública e tecnologia em áreas como segurança, educação e cidades inteligentes, a convite do governo local. Durante a estadia, o grupo foi obrigado a se refugiar em bunkers após o início dos ataques aéreos de Israel ao Irã na última sexta-feira (13).
Além da comitiva, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) confirmou que um último grupo de 28 brasileiros, incluindo uma funcionária da embaixada de Israel em Brasília, conseguiu deixar o país pela fronteira com a Jordânia nesta manhã.
Conflito entre Irã e Israel
Os ataques de Israel ao Irã começaram na noite de quinta-feira (12) no horário de Brasília, resultando na morte de dois importantes líderes militares iranianos. Em resposta, o Irã lançou mísseis balísticos contra Israel, causando ferimentos em dezenas de pessoas. O Aiatolá Ali Khamenei declarou que Israel provocou uma guerra e cometeu um ‘grande erro’.
Para mais atualizações sobre o conflito, continue acompanhando as notícias.