
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), oficializou sua pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Norte durante entrevista coletiva em Natal no último sábado (7). O anúncio aconteceu em um evento que reuniu os partidos que comporão sua coligação. Com isso, Allyson passa a integrar a lista de pré-candidatos ao cargo, que já conta com o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), e o atual secretário estadual de Fazenda, Cadu Xavier (PT).
Allyson Bezerra declarou que sua pré-candidatura é um projeto para dialogar com a população potiguar, entender os problemas enfrentados e propor soluções. “Não queremos mais apenas discutir problemas, mas apresentar soluções para o Rio Grande do Norte”, afirmou. Com 33 anos, engenheiro civil e servidor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Allyson está em seu segundo mandato como prefeito de Mossoró, a segunda maior cidade do estado, e também já foi deputado estadual. Sua pré-candidatura se fortaleceu com a reeleição em 2024, quando conquistou mais de 78% dos votos. O deputado estadual Hermano Morais será seu pré-candidato a vice, tendo anunciado mudança do PV para o MDB.
Na última semana, Allyson foi alvo de uma operação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União que investiga suposto desvio de recursos federais na compra de medicamentos em municípios do RN. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em sua residência, com apreensão de dispositivos eletrônicos. O prefeito negou quaisquer irregularidades.
Já Álvaro Dias, de 66 anos, é médico, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Natal. Ele foi anunciado como pré-candidato ao governo pelo grupo político alinhado à direita e ao bolsonarismo em janeiro, após o senador Rogério Marinho desistir da pré-candidatura para apoiar Flávio Bolsonaro. Álvaro assumiu a prefeitura de Natal em 2018 após a renúncia do então prefeito Carlos Eduardo, tendo sido reeleito em 2020 com 56,58% dos votos válidos. Em 2024, apoiou seu sucessor, Paulinho Freire (União Brasil), que, apesar de integrar o partido de Allyson, já declarou apoio a Álvaro. A campanha de 2024 gerou um processo do Ministério Público por suspeita de abuso de poder eleitoral. Álvaro confirmou Babá Pereira (PL), presidente da Federação dos Municípios do RN, como seu pré-candidato a vice.
O terceiro pré-candidato é Cadu Xavier (PT), engenheiro de computação, auditor fiscal do RN e atual secretário estadual de Fazenda. Ele representa o grupo governista na sucessão de Fátima Bezerra (PT). Sua pré-candidatura foi confirmada em comunicado oficial do PT em janeiro, após o vice-governador Walter Alves (MDB) anunciar que não assumirá o governo se Fátima renunciar para concorrer ao Senado. Cadu trabalha na atual gestão desde 2019 e ainda não disputou nenhum cargo eletivo. Entre os três, é o único que declarou a possibilidade de concorrer a governador interino em uma eventual eleição indireta na Assembleia Legislativa, caso a governadora e o vice renunciem. Até o momento, o partido não definiu seu candidato a vice.
Assim, a disputa pelo governo do Rio Grande do Norte para 2026 já tem pelo menos três nomes confirmados, com perfis políticos variados e diferentes estratégias, marcando o início da corrida eleitoral no estado.