
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que classifica o Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica dentro do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. O documento foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, dia 22.
A construção da ponte foi um tema discutido por Lula em encontros com o presidente da China, Xi Jinping, com a finalidade de acelerar a assinatura de um novo acordo contratual entre o Consórcio Chinês, encarregado da obra, e o Governo da Bahia. Este novo acordo foi formalizado em junho deste ano.
De acordo com informações do governo federal, essa iniciativa representa um avanço significativo para a realização do maior projeto de infraestrutura em andamento na Bahia, que visa conectar Salvador à Ilha de Itaparica através de uma ponte estaiada com mais de 12 quilômetros de extensão.
Com a inclusão no PPI, o projeto ganha prioridade no acompanhamento e na estruturação de parcerias com a iniciativa privada.
Importância da Qualificação no PPI
A qualificação no PPI indica que o projeto é considerado prioritário para investimentos federais. Isso significa que a ponte Salvador-Itaparica terá prioridade em processos de licenciamento e obtenção de financiamento junto aos órgãos federais. Além disso, a inclusão no programa possibilita a recepção de recursos do governo federal, uma vez que a obra também está contemplada no Novo PAC, conforme explicou o secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Marcus Cavalcanti.
A reportagem está em atualização.