
Na manhã desta quinta-feira (5), o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, concedeu uma entrevista ao Jornal da Manhã, onde detalhou o contrato assinado pelo Governo da Bahia para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. A obra, que promete ser a mais longa do Brasil, superando a famosa Ponte Rio-Niterói, deve iniciar sua construção em um prazo de pelo menos 12 meses.
O contrato foi formalizado na quarta-feira (4), durante uma reunião que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do embaixador da República Popular da China no Brasil, Zhu Qingqiao. Rui Costa explicou que o contrato original foi assinado antes do início da pandemia, em 2020, mas foi interrompido devido à crise sanitária. Agora, com a participação do Tribunal de Contas do Estado, o projeto foi retomado.
A construção da ponte está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contará com um investimento estimado em cerca de R$ 10 bilhões. Rui Costa enfatizou que a obra terá um impacto significativo na economia do sul e baixo sul da Bahia, estimulando o turismo e gerando novas oportunidades de emprego.
O prazo estipulado para a conclusão da ponte é de seis anos, sendo um ano destinado à finalização do projeto executivo e cinco anos para a construção propriamente dita.
Impactos no Trânsito e Infraestrutura
Além da construção da ponte, Rui Costa mencionou que haverá melhorias na infraestrutura viária para acomodar o aumento do fluxo de veículos. Em Salvador, será instalado um complexo viário que conectará a ponte à Via Expressa. Em Itaparica, estão previstas a duplicação da pista que leva à cidade de Santo Antônio de Jesus e a requalificação da BA-001, que dá acesso a Itacaré, no sul do estado.
Outras Obras em Andamento
Durante a entrevista, o ministro também comentou sobre outras iniciativas importantes que estão sendo planejadas para Salvador e outras localidades da Bahia:
- Metrô de Salvador: A ampliação do metrô até o Campo Grande está programada, com obras iniciando até o início de 2026. A nova estação será subterrânea.
- Administração de Rodovias: A concessionária ViaBahia deixou de administrar as rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528. O DNIT está gerenciando esses trechos até que uma nova empresa seja contratada, o que deve ocorrer até dezembro deste ano.
- VLT em Salvador: A obra do VLT, que também faz parte do PAC, está em andamento. Com um percurso total de 36,4 quilômetros e 34 paradas, a revitalização da estação ferroviária da Calçada está incluída no projeto.
Rui Costa finalizou a entrevista ressaltando a importância desses investimentos para proporcionar segurança, conforto e agilidade à população baiana.