
A Porsche cria tecnologia na Alemanha uma patente inovadora que apresenta um sistema de segurança capaz de liberar a potência máxima dos veículos apenas quando o motorista estiver com as mãos posicionadas corretamente no volante. Em desenvolvimento, essa tecnologia requer que o condutor mantenha as mãos na posição “9h15”, considerada a mais segura para uma condução de alta performance, para acessar o modo de velocidade máxima.
Segundo a patente, o volante será equipado com sensores que identificam a posição exata das mãos, além de sensores de toque e pressão que confirmam se o motorista está apto a dirigir em alta velocidade. Caso a postura detectada não seja adequada, o sistema bloqueia o desempenho máximo do veículo.
Além dessa medição da posição, a Porsche planeja utilizar algoritmos que analisam o comportamento do condutor e câmeras direcionadas aos olhos para garantir que ele esteja atento antes de permitir acesso à potência total do carro. Essas tecnologias complementam o sistema, reforçando a segurança.
A patente também prevê que limites automáticos de velocidade sejam aplicados, como 130 km/h ou 80 km/h, caso o motorista não mantenha a postura correta, especialmente se uma das mãos sair do volante durante o uso do modo de alta velocidade. O objetivo é evitar que a experiência envolva riscos desnecessários.
A Porsche cria tecnologia e destaca que essa inovação não busca restringir a condução de modelos como o 911 Turbo ou o Cayenne de alta performance, mas sim prevenir acidentes ocasionados pela falta de perícia ou atitudes imprudentes ao dirigir em alta velocidade. A tecnologia visa assegurar que a liberação da potência total ocorra somente em condições seguras e com motoristas preparados.
Com o desenvolvimento desse sistema, a Porsche reforça seu compromisso com a segurança ativa, garantindo que seus veículos alcancem o máximo desempenho apenas quando apropriado e seguro para o motorista e passageiros.