João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Porto Iracema das Artes abre inscrições para laboratórios gratuitos em audiovisual e dança
21 de fevereiro de 2026 / 07:30
Foto: Divulgação

A Escola Porto Iracema das Artes, vinculada à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), está com inscrições abertas até 2 de março para a 14ª edição dos Laboratórios de Criação. O projeto oferece cursos gratuitos nas áreas de artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro, destinados a artistas com experiência profissional que queiram desenvolver seus projetos criativos com acompanhamento especializado. Durante sete meses, os participantes terão acesso a um programa formativo que inclui tutorias, oficinas, palestras e aulas abertas.

Cada artista selecionado receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 1.300,00. O processo seletivo reserva metade das vagas para artistas do interior do Ceará e assegura cotas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, transgêneros e pessoas com deficiência, promovendo a diversidade e a inclusão. Para participar, é necessário ter no mínimo 21 anos e comprovar experiência na área escolhida. O processo seletivo é dividido em três etapas: análise documental, avaliação técnica e avaliação final, incluindo entrevistas e audições na área de música. Todas as fases serão realizadas virtualmente, facilitando o acesso de candidatos de todo o estado.

Além disso, a edição deste ano traz uma parceria inédita com Angola no Laboratório Cena 15 – Cinema. A cooperação entre o Instituto Dragão do Mar e a Agência Nacional das Indústrias Criativas e Culturais de Angola permitirá que um projeto angolano de longa-metragem de ficção participe do percurso formativo junto com projetos brasileiros. Os projetos também serão acompanhados por tutores renomados, como Russo Passapusso, DJCIA, Jota Mombaça, Ellen Oléria e Karina Buhr, entre outros.

Desde sua criação em 2013 até 2025, os Laboratórios de Criação já selecionaram 316 projetos, consolidando-se como importante espaço de fomento à criação artística no Ceará. A diretora de Formação e Criação do Instituto Dragão do Mar e da Escola Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe, ressaltou que o programa valoriza profundamente o processo criativo, respeitando o tempo e a pesquisa do artista. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial, e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail disponibilizado pela instituição.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.