
A Receita Federal anunciou que, na próxima sexta-feira (28), mais de 2 mil contribuintes do Rio Grande do Norte receberão um total de R$ 7,7 milhões em restituições do Imposto de Renda. Esses valores correspondem a declarações entregues fora do prazo em 2025 ou que apresentaram pendências que foram posteriormente regularizadas. Além disso, os recursos podem incluir créditos residuais de anos anteriores.
No total, serão depositados R$ 7.744.138,04 nas contas de 2.150 contribuintes. A consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de novembro já está disponível.
Como consultar a restituição
Para verificar a disponibilidade da restituição, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar “Consultar a Restituição”. A página oferece instruções detalhadas e um extrato de processamento no e-CAC, permitindo que o cidadão verifique possíveis pendências e, se necessário, corrija sua declaração. A Receita também disponibiliza um aplicativo para dispositivos móveis, que facilita a consulta às liberações de restituições e à situação cadastral no CPF, promovendo maior transparência e acessibilidade aos serviços públicos.
Processo de pagamento
Para garantir a segurança, as restituições são pagas exclusivamente em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Caso haja erro nos dados bancários ou problemas na conta de destino, a Receita oferece um serviço de reagendamento, que pode ser solicitado ao Banco do Brasil (BB) dentro de um ano após a primeira tentativa de crédito.
Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição dentro do prazo, será necessário requerê-lo pelo Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.