João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 30.02 nublado Natal 30.12 algumas nuvens Maceió 31.69 algumas nuvens Salvador 28.98 céu limpo Fortaleza 30.07 nuvens dispersas São Luís 30.11 nublado Teresina 31.84 nuvens dispersas Aracaju 29.97 algumas nuvens
Praia do Meio terá ordenamento com cadastro e crachás, anuncia prefeitura
5 de dezembro de 2024 / 10:39
Foto: José Aldenir – Agora RN

Secretário de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), Adson Soares afirmou ao AGORA RN que o projeto de ordenamento da Praia do Meio será parecido com o que foi feito na Praia de Ponta Negra. Para a organização da praia, os ambulantes de Ponta Negra foram cadastrados e concordam com a decisão da Prefeitura do Natal de exigir identificação específica para o trabalho na orla, como crachás e coletes.

No projeto, que ainda está em elaboração para a Praia do Meio, o secretário explicou que ainda não é possível mensurar números de ambulantes, pois o cadastramento só será feito após conclusão da reforma de infraestrutura da praia.

“Um cadastro completo só será realizado ao final da obra e a prioridade da prefeitura será manter os comerciantes informais trabalhando. Até porque, este período é alta estação e a gestão Álvaro Dias, assim como sempre fez, irá dar continuidade a questão social e a necessidade dos trabalhadores”, disse.

Em relação a presença dos ambulantes durante a obra de ordenamento da Praia do Meio, Adson Soares confirmou que, durante uma reunião realizada com os vereadores Daniel Valença e Herbert Senna, além de representantes da comissão de ambulantes que atuam na Praia do Meio nesta segunda-feira 2, os profissionais continuaram trabalhando. O secretário também garantiu uma visita técnica no local.

“Definimos que, na quinta-feira 5, às 17h, realizaremos uma visita técnica ao local, que já foi pré-agendada. Durante essa visita, acertaremos o local de trabalho de cada comissão. A empresa responsável garantiu que não interromperá o trabalho dos ambulantes durante os próximos 20 dias. Além disso, eles poderão trabalhar do outro lado da via, onde não há intervenção da Prefeitura Municipal”, ressaltou.

Além disso, o secretário anunciou que, após a conclusão da obra, os ambulantes voltarão ao trabalho nos mesmos pontos que já ocupam atualmente e a Semsur ficará responsável posteriormente pelo cadastramento dos trabalhadores.

Revitalização e reordenamento das orlas de Natal

A orla urbana de Natal passa por uma obra de requalificação que contempla desde a Praia dos Artistas (na Ladeira do Sol), até a Praia do Forte, na zona leste da cidade. A obra, orçada em R$ 39,8 milhões, prevê intervenções viárias a partir da Avenida Nilo Peçanha, passando pela Avenida Getúlio Vargas até a Avenida Café Filho.

A revitalização urbanística da Avenida Café Filho vai contar com novos quiosques, banheiros públicos, calçadão moderno e acessível, área para a prática de corrida e caminhada, ciclovia, nova iluminação, equipamentos públicos de lazer e convivência, skate park, área para a prática de esportes de areia e a construção do Largo do Sol Nascente para eventos, um campo de futebol, quadra de areia e uma quadra poliesportiva.

Ao mesmo tempo que esta obra acontece, outra obra acontece na Zona Sul de Natal: a engorda na praia de Ponta Negra. Com isso, a Prefeitura iniciou a operação de fiscalização do ordenamento da praia de Ponta Negra no domingo 1º, seguindo até 5 de março.

Com a liberação de trechos da faixa de areia, o espaço tem sido mais utilizado pela população para práticas esportivas e lazer, além de receber a atuação de comerciantes locais.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, os serviços já alcançaram 70% de execução. A obra da engorda é, na prática, um aterro hidráulico que, quando finalizado, proporcionará à praia de Ponta Negra e uma parte da Via Costeira uma faixa de areia aumentada em até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta, em todo os 4 km de extensão da engorda.