
O prazo para o pagamento do IPVA 2025 se encerra nesta segunda-feira, dia 31. Esta é a última chance para que os proprietários de veículos regularizem o imposto, que pode ser quitado em cota única, sem desconto. Atualmente, 162.114 veículos ainda possuem pendências, conforme informações do governo.
Além do IPVA, os proprietários devem estar atentos à taxa de renovação do licenciamento anual, que também precisa ser paga até o mesmo dia. O não cumprimento desses prazos pode acarretar penalidades, incluindo multas, apreensão do veículo e autuação em blitz. O secretário da Fazenda, Emílio Júnior, destacou a importância de efetuar o pagamento para garantir a circulação tranquila dos veículos, de acordo com a legislação.
Os proprietários podem emitir o boleto para pagamento no site oficial da Secretaria da Fazenda do Piauí ou através da plataforma Gov.pi Cidadão, disponível tanto no site quanto no aplicativo.
Alíquotas do IPVA no Piauí
- Automóveis acima de R$ 150 mil: 3%
- Automóveis abaixo de R$ 150 mil: 2,5%
- Micro-ônibus e caminhonetes: 2,5%
- Motocicletas acima de 170 cilindradas: 2%
- Caminhões, ônibus e carros elétricos: 1%
O IPVA é calculado com base no valor de mercado do veículo, que é atualizado anualmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). As alíquotas podem variar entre 1% e 4% dependendo do estado. No Piauí, a opção de pagamento em cota única é vantajosa para aqueles que preferem quitar o imposto de uma só vez, evitando parcelas mensais.
Fernando Jufat explicou que, segundo a Constituição, a destinação da arrecadação do IPVA é dividida da seguinte forma: 40% para os municípios, 40% para o Estado e 20% e 10% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).
Além disso, existem casos em que os contribuintes podem solicitar isenção do pagamento do IPVA, e esse processo pode ser acompanhado pelo site da Sefaz.