João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 31.02 algumas nuvens Natal 32.12 nuvens dispersas Maceió 32.69 algumas nuvens Salvador 29.98 algumas nuvens Fortaleza 31.07 algumas nuvens São Luís 29.11 chuva leve Teresina 32.84 nublado Aracaju 30.97 algumas nuvens
Prazo para quitar o IPVA 2025 termina nesta segunda-feira; mais de 160 mil contribuintes ainda estão em débito
30 de março de 2025 / 13:00
Foto: Divulgação

O prazo para o pagamento do IPVA 2025 se encerra nesta segunda-feira, dia 31. Esta é a última chance para que os proprietários de veículos regularizem o imposto, que pode ser quitado em cota única, sem desconto. Atualmente, 162.114 veículos ainda possuem pendências, conforme informações do governo.

Além do IPVA, os proprietários devem estar atentos à taxa de renovação do licenciamento anual, que também precisa ser paga até o mesmo dia. O não cumprimento desses prazos pode acarretar penalidades, incluindo multas, apreensão do veículo e autuação em blitz. O secretário da Fazenda, Emílio Júnior, destacou a importância de efetuar o pagamento para garantir a circulação tranquila dos veículos, de acordo com a legislação.

Os proprietários podem emitir o boleto para pagamento no site oficial da Secretaria da Fazenda do Piauí ou através da plataforma Gov.pi Cidadão, disponível tanto no site quanto no aplicativo.

Alíquotas do IPVA no Piauí

  • Automóveis acima de R$ 150 mil: 3%
  • Automóveis abaixo de R$ 150 mil: 2,5%
  • Micro-ônibus e caminhonetes: 2,5%
  • Motocicletas acima de 170 cilindradas: 2%
  • Caminhões, ônibus e carros elétricos: 1%

O IPVA é calculado com base no valor de mercado do veículo, que é atualizado anualmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). As alíquotas podem variar entre 1% e 4% dependendo do estado. No Piauí, a opção de pagamento em cota única é vantajosa para aqueles que preferem quitar o imposto de uma só vez, evitando parcelas mensais.

Fernando Jufat explicou que, segundo a Constituição, a destinação da arrecadação do IPVA é dividida da seguinte forma: 40% para os municípios, 40% para o Estado e 20% e 10% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

Além disso, existem casos em que os contribuintes podem solicitar isenção do pagamento do IPVA, e esse processo pode ser acompanhado pelo site da Sefaz.