
A programação do Carnaval de 2026 em Salvador sofreu alterações significativas, com a decisão de inverter os dias do Fuzuê e do Furdunço, o maior evento de pré-carnaval da cidade. A mudança foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis (União) durante uma entrevista ao Bahia Meio Dia, na Quarta-feira de Cinzas (5).
Furdunço será realizado no sábado, enquanto o Fuzuê ocorrerá no domingo. O prefeito destacou que a mudança se deu em função do grande número de atrações que o Furdunço terá, que neste ano contará com 60 apresentações.
A decisão também foi influenciada pelas críticas do público em relação ao horário do desfile da banda BaianaSystem, que estava programado para começar às 23h50. A insatisfação dos fãs foi expressa nas redes sociais, levando o vocalista Russo Passapusso a se manifestar, afirmando que a banda estava em contato com os organizadores para que o desfile do Navio Pirata acontecesse mais cedo.
Após as solicitações, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) decidiu antecipar a apresentação da BaianaSystem, que passou a ser a penúltima atração, com o novo horário marcado para às 22h. No entanto, mesmo com a alteração, a banda acabou atrasando e realizou seu desfile após as 23h. O grupo É o Tchan, que também estava entre as últimas atrações, optou por cancelar sua participação no evento.
A BaianaSystem, uma das atrações mais esperadas do Furdunço, continua sendo um dos grandes destaques do Carnaval em Salvador.