O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), anunciou um reajuste salarial de 6,5% para os professores da rede municipal de ensino. A divulgação ocorreu na tarde de segunda-feira (20), durante a abertura da Jornada Pedagógica 2025.
Esse reajuste, que precisa da aprovação da Câmara Municipal de São Luís para ser implementado, é superior ao percentual estabelecido pelo Governo Federal para o Piso Nacional do Magistério, que foi de 6,27%. No entanto, o índice anunciado ainda está aquém dos 15% reivindicados pela categoria.
Além do reajuste salarial, Braide informou que serão realizadas progressões horizontais e verticais, além da titulação e da estabilidade de 1.265 profissionais, que já serão incorporadas no contracheque do mês de fevereiro.
Campanha de Valorização do Magistério 2025
Na última quinta-feira (16), professores da rede pública municipal de São Luís participaram de uma Assembleia Geral convocada pelo Sindeducação, onde discutiram a Campanha de Valorização do Magistério. Durante a reunião, foi decidido que a categoria apresentaria ao prefeito uma série de reivindicações, incluindo um reajuste salarial de 15%.
Os educadores acreditam que a proposta é viável, pois, apesar de ser superior ao reajuste do piso nacional deste ano, está abaixo do aumento previsto para o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que deve ultrapassar 18% no mesmo período.
Além disso, a categoria enfatizou que não aceitará tratamento desigual e exige um reajuste linear para todos os profissionais da educação.
Até o momento, o Sindeducação não se manifestou sobre o anúncio do prefeito Eduardo Braide referente ao reajuste de 6,5%.