João Pessoa 27.13 algumas nuvens Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 27.12 algumas nuvens Maceió 24.69 algumas nuvens Salvador 26.98 céu limpo Fortaleza 27.07 nuvens dispersas São Luís 26.11 céu limpo Teresina 23.84 chuva moderada Aracaju 27.97 algumas nuvens
Prefeito de São Luís divulga aumento de 6,5% nos salários dos professores, que reivindicam 15%
21 de janeiro de 2025 / 21:16
Foto: G1 MA

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), anunciou um reajuste salarial de 6,5% para os professores da rede municipal de ensino. A divulgação ocorreu na tarde de segunda-feira (20), durante a abertura da Jornada Pedagógica 2025.

Esse reajuste, que precisa da aprovação da Câmara Municipal de São Luís para ser implementado, é superior ao percentual estabelecido pelo Governo Federal para o Piso Nacional do Magistério, que foi de 6,27%. No entanto, o índice anunciado ainda está aquém dos 15% reivindicados pela categoria.

Além do reajuste salarial, Braide informou que serão realizadas progressões horizontais e verticais, além da titulação e da estabilidade de 1.265 profissionais, que já serão incorporadas no contracheque do mês de fevereiro.

Campanha de Valorização do Magistério 2025

Na última quinta-feira (16), professores da rede pública municipal de São Luís participaram de uma Assembleia Geral convocada pelo Sindeducação, onde discutiram a Campanha de Valorização do Magistério. Durante a reunião, foi decidido que a categoria apresentaria ao prefeito uma série de reivindicações, incluindo um reajuste salarial de 15%.

Os educadores acreditam que a proposta é viável, pois, apesar de ser superior ao reajuste do piso nacional deste ano, está abaixo do aumento previsto para o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que deve ultrapassar 18% no mesmo período.

Além disso, a categoria enfatizou que não aceitará tratamento desigual e exige um reajuste linear para todos os profissionais da educação.

Até o momento, o Sindeducação não se manifestou sobre o anúncio do prefeito Eduardo Braide referente ao reajuste de 6,5%.