
A Prefeitura de João Pessoa anunciou mudanças no expediente da administração municipal durante o período carnavalesco de 2026, incluindo o pós-desfile do tradicional bloco Muriçocas do Miramar e os dias oficiais do Carnaval. O objetivo é facilitar a mobilidade e garantir que os servidores públicos possam participar das festividades, consideradas marcantes na cidade.
Na quinta-feira, dia 12 de fevereiro, logo após o desfile do bloco Muriçocas do Miramar que ocorre na noite de quarta-feira (11), o expediente será realizado somente no período da tarde, das 12h às 17h. O bloco Muriçocas do Miramar é uma das atrações mais esperadas do Folia de Rua 2024, contando com participações de artistas como Alceu Valença, Mestre Fuba, Myra Maya, Juzé, Yuri Carvalho e Capilé.
Durante a semana de Carnaval, a prefeitura determinou ponto facultativo nas repartições municipais na segunda-feira (16) e terça-feira (17), permitindo que os trabalhadores municipais possam aproveitar a folia. As atividades retornarão na Quarta-feira de Cinzas (18) a partir do meio-dia, com expediente até as 17h, garantindo melhor organização do serviço público e adaptação à rotina dos cidadãos após o feriado.
O cronograma oficial para os servidores da Prefeitura de João Pessoa será: ponto facultativo até às 12h na quinta-feira (12/02); ponto facultativo total na segunda (16/02) e terça-feira (17/02); e expediente a partir do meio-dia na Quarta-feira de Cinzas (18/02). Essa decisão visa ajustar o funcionamento da administração local ao impacto causado pelo Carnaval na capital paraibana.
Além disso, o Governo do Estado da Paraíba também divulgou alterações no funcionamento das repartições públicas estaduais para o mesmo período. Conforme publicado no Diário Oficial do Estado, os servidores da administração direta e indireta terão ponto facultativo na segunda e terça-feira, com retorno ao trabalho a partir do meio-dia na Quarta-feira de Cinzas. A medida assegura, entretanto, que os serviços essenciais sejam mantidos para a população.
Portanto, tanto a Prefeitura de João Pessoa quanto o Governo do Estado adotaram o ponto facultativo para o pós-Muriçocas e Carnaval 2026, alinhando suas operações ao calendário festivo e contribuindo para a organização do feriado e a oferta de atendimento adequado à população nos dias úteis que seguem as comemorações.