João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Prefeitura de Natal e Idema buscam acordo para implementação de Parque Linear
31 de outubro de 2025 / 12:41
Foto: Divulgação

Uma reunião foi realizada nesta quarta-feira (29) para discutir o projeto do chamado Parque Linear, previsto para ser implantado às margens da Avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul da capital.

O encontro teve como objetivo analisar os detalhes da proposta da prefeitura para criação do novo espaço público em uma área que pertence à unidade de conservação do Parque das Dunas.

Desde que o projeto foi anunciado, no meio deste ano, o tema gerou debate e discordâncias entre o órgão ambiental do estado e o município.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) alegou que a área cedida pelo Exército para o município, e que fica dentro do Parque das Dunas, era incompatível por se tratar de uma zona de proteção integral.

Durante o encontro, com a mediação do Ministério Público, o governo estadual e a prefeitura de Natal concordaram em negociar uma forma de viabilizar o parque sem descumprir as regras ambientais.

O projeto, segundo a gestão municipal, está sendo formulado pela Secretaria de Infraestrutura e não deve mais ser chamado de Parque Linear.

“Vamos entrar numa perspectiva de negociação nesse processo, mas o mais importante para a população é que sim, vai haver um parque. Eu acho que isso é muito importante, em termos da ansiedade da população. A gente vai ter um parque na área que é muito bem discutida pelo plano de manejo”, disse Thales Dantas, diretor técnico do Idema.

“O município tem explicado que o avanço maior vai se dar quando a gente conseguir, através da Seinfra, fazer o processo licitatório, contratar os projetos, os estudos. Isso é que vai dar um apontamento maior para o futuro licenciamento, que tem que ser compatível com a legislação ambiental municipal, estadual e federal”, disse o secretário de Meio Ambiente Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita.

De acordo com ele, a proposta apresentada pelo município, a princípio, é um conceito, que ainda precisa de estudos para solicitação do licenciamento ambiental.

“Ele (o parque) vai sair com o cumprimento de todas as prerrogativas legais e bastante diálogo com os entes”, complementou.

De acordo com a prefeitura, a iniciativa será financiada com recursos de emenda parlamentar já garantidos.

A proposta inicial prevê a criação de um espaço com ciclovia, áreas de lazer voltadas para crianças e idosos, além de um parque sensorial voltado a pessoas com transtorno do espectro autista. A ideia é unir lazer, qualidade de vida e educação ambiental.

Uma nova reunião entre os órgãos envolvidos está marcada para o início de dezembro, quando deve começar o processo de licenciamento ambiental do projeto.