João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 30.02 nublado Natal 30.12 algumas nuvens Maceió 31.69 nuvens dispersas Salvador 29.98 céu limpo Fortaleza 29.07 nuvens dispersas São Luís 29.11 nublado Teresina 30.84 nublado Aracaju 29.97 algumas nuvens
Prefeitura de Salvador inicia demolição de imóveis afetados por deslizamentos com duas mortes
3 de dezembro de 2024 / 09:19
Foto: Codesal

Salvador tem 171 áreas de risco para deslizamentos e alagamentos em dias de chuvas. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (2), cinco dias após fortes chuvas causarem deslizamentos de terra com duas mortes no bairro de Saramandaia. Os imóveis onde ocorreram as tragédias começaram a ser demolidos durante a tarde.

Segundo apurou a TV Bahia com a Defesa Civil (Codesal), o levantamento foi feito entre 2016 e 2024, após deslizamentos de terra no Bom Juá e Barro Branco deixarem 16 mortos em 2015. Uma das áreas listadas no mapeamento é a chamada Poligonal da Horta, exatamente no bairro da tragédia da semana passada.

Um mapa da Codesal mostra as áreas de risco da cidade. A cor laranja indica risco de deslizamento; a azul indica risco de alagamento; enquanto a verde indica risco de alagamento e deslizamento.

À reportagem, o diretor-geral do órgão, Sosthenes Macedo, detalhou que as principais ações adotadas na região foram para resolver problemas de alagamentos. No entanto, as mortes aconteceram por causa de deslizamentos de terra.

“Naquela localidade, o que mais chamava atenção eram os alagamentos constantes. A prefeitura já está na fase de finalização da primeira etapa desta drenagem de toda a região”, disse Sosthenes Macedo.

“A área de deslizamento de terra, que, embora acompanhado pelos nossos técnicos, era uma área de cobertura vegetal. Era uma área que não estaria elencada, diante de outras áreas que têm risco ainda mais graves na capital”, complementou.