
A Prefeitura de Teresina firmou um acordo com a empresa Águas de Teresina para a implementação de importantes medidas relacionadas ao sistema de saneamento básico da cidade. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (11), após uma reunião no Palácio da Cidade, onde o prefeito Silvio Mendes destacou as principais ações que começarão a ser executadas em março de 2025.
Entre as iniciativas acordadas, estão:
- Isenção da taxa de esgoto: As 166 mil famílias cadastradas no CadÚnico do governo federal ficarão isentas da cobrança da taxa de esgoto, que atualmente é de R$ 954.
- Redução da taxa de esgoto: A cobrança da taxa de esgoto será alterada de 100% em relação à taxa de água para 80%.
- Ligação das residências à rede de esgoto: Durante os primeiros seis meses, a ligação será feita sem custo. Após esse período, os moradores poderão pagar 50% do valor da taxa durante um ano, com a possibilidade de parcelamento em até 60 meses.
- Retomada das obras de saneamento: A Águas de Teresina se comprometeu a retomar as obras de expansão da rede de saneamento básico, com a condição de que as valas abertas nas ruas da capital sejam recuperadas em um prazo de 120 dias.
A reunião contou com a participação de representantes do Governo do Piauí, da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Arsete), das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), da Empresa Teresinense de Transporte Urbano (Eturb) e do Ministério Público do Piauí (MPPI).
Essas medidas visam melhorar a qualidade do saneamento básico na capital e proporcionar alívio financeiro às famílias que enfrentam dificuldades.