João Pessoa 23.13 nublado Recife 23.02 nuvens dispersas Natal 23.12 algumas nuvens Maceió 21.69 névoa Salvador 23.98 algumas nuvens Fortaleza 26.07 céu limpo São Luís 26.11 céu limpo Teresina 24.84 céu limpo Aracaju 24.97 nuvens dispersas
Prefeitura de Teresina e Águas de Teresina firmam acordo para isenção da taxa de esgoto e reinício das obras de saneamento
11 de março de 2025 / 15:29
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Teresina firmou um acordo com a empresa Águas de Teresina para a implementação de importantes medidas relacionadas ao sistema de saneamento básico da cidade. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (11), após uma reunião no Palácio da Cidade, onde o prefeito Silvio Mendes destacou as principais ações que começarão a ser executadas em março de 2025.

Entre as iniciativas acordadas, estão:

  • Isenção da taxa de esgoto: As 166 mil famílias cadastradas no CadÚnico do governo federal ficarão isentas da cobrança da taxa de esgoto, que atualmente é de R$ 954.
  • Redução da taxa de esgoto: A cobrança da taxa de esgoto será alterada de 100% em relação à taxa de água para 80%.
  • Ligação das residências à rede de esgoto: Durante os primeiros seis meses, a ligação será feita sem custo. Após esse período, os moradores poderão pagar 50% do valor da taxa durante um ano, com a possibilidade de parcelamento em até 60 meses.
  • Retomada das obras de saneamento: A Águas de Teresina se comprometeu a retomar as obras de expansão da rede de saneamento básico, com a condição de que as valas abertas nas ruas da capital sejam recuperadas em um prazo de 120 dias.

A reunião contou com a participação de representantes do Governo do Piauí, da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Arsete), das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), da Empresa Teresinense de Transporte Urbano (Eturb) e do Ministério Público do Piauí (MPPI).

Essas medidas visam melhorar a qualidade do saneamento básico na capital e proporcionar alívio financeiro às famílias que enfrentam dificuldades.