
O Piauí pode esperar um aumento significativo nas chuvas durante o período do B-R-O Bró, conforme indicam as previsões climáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os meses de setembro a novembro de 2025.
De acordo com o Inmet, a probabilidade de chuvas nas regiões Sul, Sudeste e Norte do estado pode ser de até 60% acima da média normal durante esse trimestre.
Entenda o B-R-O Bró
O B-R-O Bró refere-se aos últimos meses do ano, caracterizados por altas temperaturas e baixa umidade do ar. Este período é marcado por riscos como desidratação, exposição excessiva ao sol e queimadas.
O climatologista Werton Costa destaca que a possível formação do fenômeno climático La Niña, previsto para ocorrer entre outubro e dezembro, é um fator que pode favorecer as chuvas nesse intervalo. A La Niña se caracteriza pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, o que altera a circulação dos ventos e a distribuição das chuvas em diversas regiões do planeta.
“Durante essa época, normalmente observamos a atuação de frentes frias. Esses sistemas ganham força e conseguem alcançar o Nordeste devido à temperatura elevada do Oceano Atlântico e à presença da La Niña no Pacífico”, explica Costa.
Chuvas da Pré-Temporada
As chuvas que ocorrem no final do ano são consideradas parte da pré-temporada chuvosa, que se repete anualmente. Em 2024, no entanto, essas chuvas foram menos intensas. O climatologista atribui esse fenômeno ao resfriamento anômalo do Oceano Atlântico, que também impactou a temporada chuvosa principal, que vai de dezembro a fevereiro no Piauí.
“O oceano é responsável por gerar o vapor necessário para a formação dos sistemas atmosféricos, que são os corredores de ar e umidade. Esse vapor sobe, forma nuvens e transporta a umidade do oceano para o interior do continente”, conclui.
Apesar do alerta de baixa umidade, o Piauí tem registrado chuvas isoladas, como a conhecida ‘chuva do caju’, que ocorrem em meio a essas condições climáticas.