
O Réveillon 2026 no Ceará promete contar com tempo firme e temperaturas elevadas, segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Nos últimos dias de 2025, principalmente em ambientes abertos e no litoral, como o Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, o clima será marcado por estabilidade atmosférica que favorece o calor intenso e baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente nas regiões centro-sul do estado. Essa condição deve se manter até o dia 1º de janeiro de 2026, com poucas chuvas previstas, predominantemente fracas, isoladas e de curta duração. Essas precipitações, quando ocorrerem, tendem a acontecer durante a madrugada e início da manhã nas áreas litorâneas e no Maciço de Baturité. No período da tarde e noite, há possibilidade de chuvas pontuais em regiões como Ibiapaba, Litoral Norte, Cariri, Sertão Central e Inhamuns, associadas aos efeitos das brisas terrestre e marítima, além da combinação entre temperatura, umidade e relevo do estado.
Quanto às temperaturas, a Funceme indica máximas entre 35°C e 39°C para algumas áreas do Litoral Norte, Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, os termômetros devem variar entre 30°C e 35°C. A umidade relativa do ar deve atingir níveis mais baixos, com valores mínimos entre 25% e 35% nas regiões Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns; já nas áreas de Ibiapaba, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Litoral do Pecém, a umidade deve oscilar entre 35% e 55%. No litoral de Fortaleza, os índices permanecerão acima de 40%. Os ventos poderão apresentar rajadas entre 40 km/h e 55 km/h, principalmente em áreas serranas, Jaguaribana e litoral.
Em Fortaleza e Região Metropolitana, a previsão é de possibilidade de chuvas fracas e passageiras na madrugada e início das manhãs, entre os dias 30 e 31 de dezembro. As máximas na capital deverão variar de 31°C a 33°C, e na região metropolitana de 31°C a 34°C. As mínimas ficam entre 24°C e 26°C em Fortaleza e entre 22°C e 26°C nos demais municípios metropolitanos. A umidade do ar deve se manter acima de 40%, enquanto os ventos sopram do leste-sudeste com velocidade máxima de cerca de 45 km/h.
A baixa umidade relativa do ar no período pode trazer desconforto físico, aumentar os riscos de desidratação e problemas respiratórios, além de favorecer incêndios em vegetação. Por isso, durante esses dias é importante evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes (entre 11h e 15h), manter a hidratação adequada, usar cremes hidratantes e roupas leves, além de espaços arejados para pessoas alérgicas. Assim, o Réveillon 2026 no Ceará deve ser comemorado com tempo estável, calor intenso e apenas chuvas isoladas de curta duração.