
As chuvas isoladas iniciaram a semana em diversas regiões do Ceará nesta segunda-feira (7), com foco especial no litoral, Sertão Central, Inhamuns e Jaguaribana. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a expectativa é que as precipitações aumentem a partir de quarta-feira (9).
A previsão indica que áreas de instabilidade provenientes do Oceano Atlântico e do interior do Nordeste devem gerar chuvas mais intensas e com maiores acumulados ao longo da semana. As precipitações estão previstas para ocorrer em todas as macrorregiões do estado, com destaque para a Jaguaribana, Cariri e a faixa litorânea, que inclui a capital, Fortaleza.
Em Fortaleza, a segunda e a terça-feira devem ser caracterizadas por chuvas fracas e isoladas, especialmente durante a madrugada e manhã. Já na quarta-feira, a expectativa é de um aumento significativo nos acumulados, com chance de chuvas moderadas à noite. As temperaturas na cidade devem variar entre 23°C e 32°C.
De acordo com a Funceme, as temperaturas em algumas áreas do interior podem alcançar até 36°C, enquanto nas regiões serranas do sul e oeste do estado, os termômetros podem registrar até 16°C durante a madrugada. Os ventos também devem ser intensos, com velocidades de até 50 km/h, predominando na direção sudeste.
As chuvas que surpreendem os cearenses no início de julho, mesmo após o término da quadra chuvosa, que ocorre até maio, são atribuídas a áreas de instabilidade que se deslocam do leste do Nordeste, além de fatores locais como relevo, brisa e a interação entre temperatura e umidade.