João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Procon realiza mutirão para renegociação de dívidas em estação de metrô de Salvador; saiba como participar
30 de outubro de 2025 / 11:20
Foto: Divulgação

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA) está promovendo mais uma edição do programa “Procon em Movimento”, que desta vez ocorrerá nas estações de metrô de Salvador. Após a realização de um evento na Rodoviária, a ação itinerante, em parceria com a CCR Metrô, será realizada na Estação de Metrô de Pirajá, nos dias 30 e 31 de outubro, das 7h às 15h. Os atendimentos são voltados exclusivamente para os usuários do sistema de transporte, com distribuição de senhas conforme a ordem de chegada.

O principal objetivo do “Procon em Movimento” é facilitar o acesso da população aos serviços de proteção e defesa do consumidor, integrando mobilidade urbana e cidadania. Durante os dois dias de atendimento, os passageiros terão a oportunidade de registrar reclamações, negociar dívidas, esclarecer dúvidas, realizar consultas e receber orientações de equipes especializadas. Além disso, serão distribuídos materiais informativos e educativos aos participantes.

Na primeira edição do evento, realizada em agosto na Rodoviária, foram contabilizados 1.200 atendimentos. O Procon-BA ainda conta com 35 Postos de Atendimento espalhados pela capital e interior, que estão inseridos nos Serviços de Atendimento ao Cidadão (SAC), além da sede central localizada na Avenida Carlos Gomes, em Salvador. Para quem prefere atendimento virtual, o órgão disponibiliza a Central de Atendimento por Chamada de Vídeo, que pode ser agendada através da plataforma BA.GOV.BR.

Aumento da Inadimplência

Recentemente, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada mensalmente pela Fecomércio Bahia, revelou que o endividamento das famílias em Salvador aumentou pelo sétimo mês consecutivo, atingindo 74,6% das famílias em outubro, o maior índice desde março de 2011. Isso equivale a aproximadamente 703 mil famílias endividadas na capital baiana, o maior número desde 2010.

Desde março, quando começou a alta no endividamento, 92 mil novas famílias entraram nessa situação até a pesquisa mais recente. O aumento foi mais acentuado entre as famílias de renda mais baixa, que ganham até 10 salários mínimos, onde o endividamento saltou de 75,4% em setembro para 77,3% em outubro. Em contrapartida, entre as famílias com renda superior a 10 salários mínimos, a taxa permaneceu estável em 45,9%.

O perfil do endividamento em Salvador mostra um crescimento nas dívidas de curto prazo, indicando uma necessidade urgente de crédito. O cartão de crédito é a principal forma de endividamento, presente em 93,9% das famílias endividadas, seguido pelo crédito consignado, que atingiu 7,2%, o maior percentual em três anos. Embora o crédito consignado seja uma modalidade de curto prazo, ele oferece condições mais favoráveis, já que está vinculado ao salário ou a benefícios.

Outras formas de endividamento incluem:

  • Carnês (5,2%)
  • Crédito pessoal (4,9%)

O tempo médio de comprometimento das dívidas está diminuindo, refletindo a tendência de captação de crédito de curto prazo. Em outubro, a média foi de 6,4 meses, ligeiramente inferior aos 6,5 meses registrados em setembro. O percentual da renda comprometido com dívidas ficou em 30,2%, uma leve queda em relação aos 30,5% do mês anterior, indicando que a renda não está sendo excessivamente sobrecarregada pelo endividamento.

Com o aumento do endividamento, a inadimplência também cresceu. Em outubro, 26,5% das famílias tinham algum compromisso em atraso, representando 249,4 mil famílias inadimplentes em Salvador. O crescimento da inadimplência foi mais acentuado entre as famílias de renda mais baixa, cujo percentual aumentou de 27,3% para 29,2% entre setembro e outubro. Por outro lado, entre as famílias de renda mais alta, houve uma queda de 6,5% para 5,3%.

Além disso, 11,7% das famílias afirmam não ter condições de quitar as dívidas em atraso, o maior índice em dois anos, o que representa 110 mil lares em situação financeira delicada. O tempo médio de atraso das dívidas também aumentou, chegando a 68,5 dias, o maior desde 2013, com metade das famílias inadimplentes relatando compromissos vencidos há mais de 90 dias. Essa situação se agrava, pois quanto mais tempo se passa sem o pagamento, mais difícil se torna a regularização das contas, especialmente devido aos altos juros praticados no país.

Serviço

Procon em Movimento – Atendimento itinerante do Procon-BA
Local: Estação de Metrô de Pirajá – Salvador
Quando: Quinta e sexta-feira, das 7h às 15h
Observação: Atendimento mediante retirada de senha.