João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nublado Maceió 26.69 nublado Salvador 26.98 céu limpo Fortaleza 30.07 algumas nuvens São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 31.84 céu limpo Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Produção de grãos no Piauí sofre nova queda devido à escassez de chuvas, aponta IBGE
16 de maio de 2025 / 09:35
Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou uma significativa redução na previsão da safra total de grãos do Piauí para 2025, que agora é estimada em 5,7 milhões de toneladas. Essa revisão representa uma queda de 12,5% em relação à previsão anterior, que era de 6,5 milhões de toneladas em janeiro deste ano. A divulgação ocorreu nesta quinta-feira (15) por meio do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA).

A diminuição de aproximadamente 800 mil toneladas foi calculada com base em pesquisas realizadas em todos os municípios do estado até abril. O documento destaca que o clima seco observado nos primeiros meses do ano é um indicativo de que o Piauí enfrentará o segundo ano consecutivo de queda na produção agrícola. Para se ter uma ideia, a produção total de 2024 foi de 35,5 mil toneladas a mais do que o que se espera para 2025.

Impactos nos Municípios

O LSPA revela que diversos municípios, como Bom Jesus, Currais e Palmeira do Piauí, sofreram perdas significativas na produção, com algumas áreas apresentando perda total das culturas de feijão e milho.

Pedro Andrade, chefe da seção de pesquisas agropecuárias do IBGE no Piauí, afirmou que “a queda foi provocada por fatores climáticos adversos, principalmente pela falta de chuvas na maior parte do estado, impactando especialmente os pequenos produtores, que não possuem tecnologia suficiente para garantir uma produção mínima”.

A situação é preocupante e reflete a necessidade de medidas eficazes para mitigar os efeitos da seca e apoiar os agricultores locais.