João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 31.02 algumas nuvens Natal 32.12 nuvens dispersas Maceió 32.69 algumas nuvens Salvador 29.98 algumas nuvens Fortaleza 31.07 algumas nuvens São Luís 29.11 chuva leve Teresina 32.84 nublado Aracaju 30.97 algumas nuvens
Professores da rede estadual do Rio Grande do Norte encerram greve após mais de 30 dias
1 de abril de 2025 / 10:22
Foto: Reprodução

Os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte decidiram encerrar a greve que se arrastava há 34 dias, iniciada em 25 de fevereiro. A decisão foi tomada em uma assembleia realizada nesta segunda-feira (31), onde a categoria aceitou a última proposta de reajuste salarial apresentada pelo Governo do Estado.

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC) anunciou que as aulas estão programadas para retornar nesta terça-feira (1º). O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN) confirmou a volta às aulas, destacando a expectativa de normalização nas atividades escolares após o período de paralisação.

Retorno às Aulas e Reposição de Conteúdo

A secretária Socorro Batista expressou otimismo quanto ao retorno das aulas, afirmando: “Esperamos que a partir de amanhã tudo volte à normalidade na rede estadual de ensino, com aulas e retomando as aprendizagens que ficaram suspensas durante esses 30 dias de movimento.” Ela também informou que a SEEC irá elaborar um calendário de reposição para compensar os dias em que as aulas estiveram paralisadas.

Detalhes da Proposta Aceita

A proposta aceita pela categoria inclui um reajuste salarial de 6,27%, referente ao piso nacional do magistério de 2025, com implementação dividida da seguinte forma:

  • 5% em abril e 1,27% em junho para aqueles que já recebem acima do piso;
  • 6,27% em abril, com efeitos retroativos a janeiro, para os profissionais que atualmente estão abaixo do piso.

Além disso, a proposta abrange gratificações para diretores de escolas e professores temporários. A secretária explicou que:

  • Para os diretores e gestores escolares: “Nós vamos fazer um reajuste nas gratificações desses gestores que estão com essas gratificações congeladas desde 2015 e passará a vigorar a partir de 1º de janeiro do próximo ano [2026].”
  • Para os professores temporários: “O governo do Estado vai publicar amanhã [terça-feira] um decreto que garantirá a todos os contratos temporários o pagamento da gratificação natalina e do terço de férias.” Segundo o Sinte, o pagamento do 13º salário e do terço de férias está prometido até o dia 10 de julho.

Pautas Atendidas e Pendências

Bruno Vital, diretor do Sinte-RN, afirmou que quatro das cinco pautas apresentadas pela categoria foram atendidas. Ele destacou que a proposta é considerada razoável e atende às reivindicações que foram levantadas desde o início do movimento. Os quatro pontos atendidos incluem:

  • Reajuste do piso salarial;
  • Plano de carreira dos funcionários;
  • Lei do Porte das Escolas;
  • Discussões sobre professores temporários.

O Sinte informou que o governo do RN se comprometeu a enviar o projeto da Lei do Porte das Escolas para a Assembleia Legislativa até o final de maio. Também foi acordado que a minuta do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos funcionários da educação será enviada ao Sinte-RN em até 15 dias para análise, e posteriormente encaminhada à Assembleia Legislativa do RN para se tornar um projeto de lei.

Por fim, o Sinte-RN deliberou sobre a judicialização dos retroativos de 2023 e 2024, assim que a Lei do Piso de 2025 for aprovada e sancionada.