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Professores do NE inovam e lançam Manual de Libras para ensinar Ciências
15 de dezembro de 2024 / 15:03
Foto: Divulgação

A inclusão na educação é um desafio constante no Brasil, especialmente para pessoas surdas, que frequentemente enfrentam barreiras na comunicação e no aprendizado. Visando transformar essa realidade, um grupo de professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) criou um Manual de Libras específico para as disciplinas de Ciências e Biologia.

Este manual inédito é um marco, pois atende a uma necessidade urgente: a criação de sinais específicos em Libras para termos científicos que antes não existiam, facilitando a aprendizagem de alunos surdos e auxiliando professores, intérpretes e outros profissionais.

A ausência de sinais para muitos conceitos científicos dificultava a transmissão de conteúdo nas escolas. Intérpretes muitas vezes recorriam a imagens ou explicações vagas, sem obter o impacto esperado. A situação era ainda mais desafiadora em áreas técnicas, como Medicina e Enfermagem, que também sofrem com a falta de recursos para atender pessoas surdas.

O manual foi criado para solucionar essa lacuna e oferece benefícios como:

  • Ampliação do vocabulário científico em Libras, favorecendo uma comunicação mais precisa;
  • Apoio aos professores, que passam a contar com um recurso inovador;
  • Inclusão de áreas correlatas, como saúde e psicologia, que utilizam termos científicos similares.

A surdez afeta diretamente a comunicação, criando barreiras no acesso a conteúdos escolares. Ainda há escolas despreparadas, com falta de intérpretes e materiais adaptados. Essa realidade reforça preconceitos históricos, que, ao longo do tempo, marginalizaram pessoas surdas.

Embora a educação inclusiva esteja avançando, muitos desafios permanecem. Para superá-los, iniciativas como este manual são fundamentais. Elas não apenas melhoram a qualidade do ensino, mas também promovem uma sociedade mais igualitária.