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Programa Dívida Zero oferece atendimentos presenciais de 1º a 4 de julho no Maranhão
25 de junho de 2025 / 10:23
Foto: Divulgação

Entre os dias 1º e 4 de julho, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA) promoverá a segunda edição do programa Dívida Zero. Esta ação visa oferecer atendimento presencial para a negociação de dívidas em diversas unidades do Viva/Procon, tanto na capital quanto no interior do estado.

O principal objetivo do programa é ajudar os consumidores a reorganizarem suas finanças por meio de acordos que incluem descontos, parcelamentos e condições especiais com as empresas credoras. As propostas podem permitir parcelamentos que se estendam por até cinco anos, desde que os pagamentos não ultrapassem 35% da renda mensal do consumidor.

Em São Luís, os atendimentos ocorrerão nas unidades do Viva/Procon Kids, localizadas no Golden Shopping Calhau, e no Viva/Procon Pátio Norte Shopping, com funcionamento das 10h às 20h (com emissão de senhas até as 19h).

Cidades Participantes

  • Açailândia
  • Aldeias Altas
  • Altamira do Maranhão
  • Alto Alegre do Pindaré
  • Anapurus
  • Bacabal
  • Bequimão
  • Carolina
  • Coelho Neto
  • Estreito
  • Fortuna
  • Gov. Edison Lobão
  • Gov. Nunes Freire
  • Humberto de Campos
  • Imperatriz
  • Itapecuru-Mirim
  • Mirinzal
  • Peri-Mirim
  • Pinheiro
  • Pindaré-Mirim
  • Ribamar Fiquene
  • Santa Inês
  • Santa Luzia
  • São Mateus do Maranhão
  • São Vicente Férrer
  • Tutóia
  • Viana

Essas cidades seguirão o horário de funcionamento das respectivas unidades do Viva/Procon.

Os consumidores poderão negociar dívidas relacionadas a diversos tipos de contas, incluindo boletos, carnês, contas de água, luz, telefone, gás, empréstimos bancários, cheque especial, cartão de crédito, crediários e parcelamentos. No entanto, não será possível negociar dívidas de impostos, pensão alimentícia, crédito habitacional, crédito rural e produtos ou serviços de luxo.

Em São Luís, algumas das empresas participantes incluem Vivo, Tim, Claro, Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica, Agibank, CDL, Anhanguera, Equatorial, Caema, BRK, Estrelas Internet e Credishop. Caso a empresa credora não esteja presente, o consumidor terá a opção de formalizar a proposta diretamente com o Procon-MA.

Esta iniciativa é respaldada pela Lei do Superendividamento (Lei 14.871/2021), que visa proteger os consumidores em situação de dificuldade financeira.