João Pessoa 22.13 nublado Recife 23.02 nublado Natal 22.12 nublado Maceió 21.69 nuvens dispersas Salvador 23.98 nuvens dispersas Fortaleza 25.07 nuvens dispersas São Luís 25.11 céu limpo Teresina 23.84 céu limpo Aracaju 24.97 nuvens dispersas
Programa estadual disponibiliza descontos e parcelamento para dívidas de Taxa de Bombeiros, IPVA e ICMS; entenda como participar
2 de julho de 2025 / 19:02
Foto: Divulgação

O governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (2), o lançamento do programa Dívida Zero 2.0, que visa facilitar a renegociação de tributos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ICD).

Para participar, os contribuintes devem comparecer a uma Agência da Receita Estadual ou se cadastrar pelo Portal de Atendimento ao Contribuinte, onde é possível consultar débitos, simular parcelamentos e emitir guias de pagamento. O prazo para adesão ao programa vai até 28 de novembro de 2025.

A nova edição do Programa Especial de Recuperação de Créditos (Perc) traz benefícios ampliados em relação à versão de 2023, permitindo a negociação de débitos gerados até 31 de dezembro de 2024. Além das Agências da Receita Estadual, a adesão também pode ser realizada presencialmente em postos do Expresso Cidadão, localizados no Shopping RioMar, no Recife, e nas cidades de Carpina e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata.

Em entrevista à TV Globo, o secretário estadual da Fazenda, Wilson José de Paula, destacou que agora é possível parcelar dívidas em até 120 meses e obter descontos significativos em juros e multas para pagamentos à vista. O programa também abrange tributos como a Taxa de Prevenção e Combate a Incêndios, cuja cobrança foi recentemente considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

No caso da taxa de prevenção e combate a incêndios, os contribuintes podem obter um desconto de até 100% nas multas. Para os demais tributos, a redução pode chegar a 95%.

“O governo de Pernambuco ampliou o programa em relação ao que foi feito em 2023. Passamos de 60 para 120 parcelas e aumentamos o desconto de 90% para 95%”, afirmou Wilson José de Paula.

Além de dívidas tributárias, o programa também permite a negociação de créditos não tributários, como taxas e multas administrativas.

“Estamos abrangendo não apenas dívidas tributárias, mas também não tributárias. Com a recente decisão do STF sobre a constitucionalidade da taxa de bombeiros, estamos oferecendo aos contribuintes a chance de regularizar os últimos cinco anos dessa taxa”, explicou o secretário.

Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista poderão usufruir do maior benefício, com um desconto de até 95% em juros e multas. Aqueles que preferirem parcelar em até 120 vezes terão um desconto de 50%.

“A decisão de como proceder fica a critério do contribuinte, que poderá simular as opções disponíveis com total transparência”, completou Wilson José de Paula.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a central de atendimento Telesefaz, pelos números 0800.285.1244 ou (81) 3183.6401.